15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Ensino de Ultrassom “Point Of Care” pulmonar na Graduação de Medicina

Fundamentação/Introdução

A Ultrassonografia “Point of care” (POCUS) é uma ferramenta diagnóstica com destaque recente. Apesar de ser capaz de melhorar acurácia diagnostica e auxiliar nas condutas médicas, sua prática entre os profissionais e o ensino nas escolas médicas ainda são escassos, principalmente no Brasil. Inúmeros protocolos foram desenvolvidos com objetivo de sistematizar e facilitar sua execução e interpretação, a exemplo do Protocolo “Bedside Lung Ultrasound in Emergency” (BLUE) para Insuficiência Respiratória Aguda. A complexidade da POCUS, do seu ensino e reduzido número de profissionais capacitados são fatores que limitam sua difusão na prática médica atualmente.

Objetivos

Avaliar a evolução cognitiva do ensino de Ultrassom Pulmonar e Protocolo BLUE por estudantes do curso de medicina após intervenção pedagógica rápida.

Delineamento e Métodos

Estudo piloto experimental na área de educação médica. Estudantes de diferentes fases do curso de medicina foram submetidos a um mesmo teste cognitivo sobre ultrassom pulmonar e Protocolo BLUE antes e após uma intervenção pedagógica sobre o tema que consistiu na leitura de artigos, 1 aula teórica de 2h e treinamento prático 1h15. Participantes com treinamento prévio de POCUS foram excluídos do estudo

Resultados

Concluíram o estudo 42 estudantes, com distribuição equitativa entre ciclo básico, ciclo clínico e internato médico, idade mediana de 23 anos e predomínio gênero masculino. A média da nota do teste cognitivo pré-intervenção foi 3,832 (±1,23) e do pós-intervenção de 7,22 (±1,33), com diferença significativa entre as notas pelo teste T (p<0,00).

Conclusões/Considerações finais

O estudo demonstra que o ensino teórico e treinamento prático, mesmo de curta duração, sobre POCUS pulmonar são capazes de melhorar o desempenho cognitivo nessas áreas. Dado concordante ao encontrado em outros estudos de ensino de POCUS na literatura.

Palavras-chave

ultrassom point-of-care
educação médica
ultrassom pulmonar
Protocolo BLUE

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA - Santa Catarina - Brasil

Autores

GABRIELLE TURNES PEREIRA DEMETRIO, Ana Cristina Burigo Grumann, Mariângela Pimentel Pincelli , Leonardo Jönck Staub