15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose intestinal simulando câncer retal: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A forma intestinal é uma apresentação extrapulmonar incomum da tuberculose (TB), correspondente a cerca de 2% do total de casos de TB no mundo. No Brasil, a TB entérica, na ausência de TB pulmonar, é rara, sendo frequentemente confundida com doença de Crohn e neoplasia. Os sintomas podem variar, porém, perda ponderal, anorexia, febre e sudorese noturna além de dor abdominal e massa palpável predominam. O diagnóstico definitivo se dá por cultura micobacteriana, podendo ter positividade ou não para bacilo álcool-ácido resistente (BAAR), este último menos sensível. A obstrução intestinal é a sua complicação mais frequente.

Objetivos

Relatar caso de síndrome comsuptiva e tumoração retal, em hospital terciário na cidade do Recife/PE.

Caso

Homem, 85 anos, procedente do interior de Pernambuco, hipertenso e diabético, com história de constipação alternada por disenteria, associada à dor abdominal e perda ponderal, sem febre, há 8 meses. Ao exame colonoscópico apresentava tumoração em luz retal, a cerca de 10 cm da margem anal, cujo resultado histopatológico de biopsia não foi conclusivo, tendo pesquisa para BAAR negativa. Na investigação, foi submetido à tomografia computadorizada de abdome que evidenciou volumosa formação expansiva acometendo difusamente reto superior, estendendo-se à parede posterior vesical, além de linfonodomegalia pararretal. Paciente foi submetido á laparotomia, cujo achado cirúrgico foi de massa sem plano de clivagem com retossigmoide, sendo procedida retossigmoidectomia com linfadenectomia perilesional, devido à grande possibilidade de neoplasia de cólon. Em material cirúrgico, entretanto, o estudo histopatológico evidenciou processo inflamatório crônico, de serosa à camada muscular própria, com pronunciado componente histiocitário e grumos bacterianos, sugestivo de micobacteriose. O paciente, no entanto, evoluiu com complicações infecciosas graves e óbito, no pós-operatório.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico de TB intestinal é bastante difícil, o quadro clínico é inespecífico e o diagnóstico preciso é assegurado pelo achado do bacilo no exame direto ou na cultura, ou mesmo achados histopatológicos. Mesmo em peças cirúrgicas, a identificação da micobactéria e a presença de necrose caseosa não são frequentes. Entretanto, a interpretação dos achados clínicos, radiológicos e epidemiológicas dos pacientes com massas intestinais pode apoiar o diagnóstico presuntivo e o consequente tratamento empírico.

Palavras-chave

massa intestinal; tuberculose intestinal; obstrução intestinal; tuberculose extra-pulmonar; câncer de reto.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL BARÃO DE LUCENA - Pernambuco - Brasil

Autores

ANA CLARA CARVALHO OLIVEIRA, ANDRE RABELO LAFAYETTE, BRUNO LEÃO DOS SANTOS BARROS, GUSTAVO DANIEL DOS SANTOS GOMES, FIAMMA FERREIRA NOGUEIRA, ARTHUR COSTA INOJOSA