15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A PARTICIPAÇÃO DISCENTE NA CONSTRUÇÃO DO EXAME CLÍNICO OBJETIVO ESTRUTURADO (OSCE) E SUA INFLUÊNCIA NA FORMAÇÃO DO FUTURO MÉDICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA EM AMBIENTE DE SIMULAÇÃO CLÍNICA

Fundamentação/Introdução

O Exame Clínico Objetivo Estruturado (OSCE) permite analisar competências e padronizar a aquisição de habilidades básicas ao aluno em formação. Transcendendo o elemento teórico, abrange comportamentos, aptidões e comunicação. Sua construção possui diversos passos e, dentre eles, há a construção da estação conforme o cenário almejado. Para tornar o processo avaliativo padronizado e reprodutível, a atuação de alunos monitores auxilia na elaboração e aplicação das estações traçadas pelos professores. O envolvimento discente pode contribuir na identificação de fatores de confusão e análise por parte dos alunos avaliados e examinadores, criando a experiência clínica de uma situação problema, ainda que simulada. Pressupõe-se que a participação do aluno nestes processos gera a necessidade de construção de aptidões, como organização e trabalho em equipe, além de promover interação com diferentes áreas médicas.

Objetivos

Relatar a experiência discente no desenvolvimento de exames OSCE como modelo de extensão curricular que, além de prepará-los para a realização de concursos médicos, possibilita a integração com diversas especialidades, contribuindo para sua formação.

Delineamento e Métodos

No primeiro semestre de 2019 seis OSCE foram realizados, com aproximadamente 300 discentes dos 3°, 5° e 6° anos. Nestes, as estações abrangiam as seguintes áreas: Clínica Médica, Pediatria e Puericultura, Ginecologia e Obstetrícia, Urgências e Emergências, Medicina de Família e Comunidade, Clínica Cirúrgica e Saúde Mental. Os alunos monitores atuaram na elaboração destas avaliações, exercendo papéis de encenação, logística, desenvolvimento, validação e aplicação das estações, conjuntamente ao corpo docente.

Resultados

A participação na construção do exame beneficiou de maneira direta os alunos envolvidos, possibilitando o aperfeiçoamento de competências fundamentais à prática clínica, além de atuar como ferramenta na consolidação do conhecimento em diversas áreas médicas.

Conclusões/Considerações finais

A aliança instituída entre docentes e discentes permite o aprimoramento da formação dos futuros médicos, propiciando a análise e adequação de habilidades e competências que não podem ser avaliadas sob a perspectiva teórica. Ademais, tal relação favorece um ambiente de discussão de casos clínicos, posturas e comportamentos do médico frente a diferentes situações. Sendo assim, a cooperação de estudantes no exame contribui de forma singular à formação do médico generalista, promovendo a imersão em casos comuns à prática clínica das diferentes áreas da medicina.

Palavras-chave

educação médica; treinamento simulado; avaliação em saúde; estudantes de medicina

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Positivo - Paraná - Brasil

Autores

Marcos Takimura, Gessica Fernanda Barbosa, Matheus Pisa Freitas, Maria Carolina Araújo dos Santos Giffhorn, Rodolfo Belz Antoniazzi