15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Criação de Cartilha Informativa para Manejo da Policitemia Vera na Atenção Básica

Fundamentação/Introdução

A policitemia vera (PV) consiste em um transtorno mieloproliferativo monoclonal das células hematopoiéticas, caracterizada por uma produção anormal e acentuada de eritrócitos, leucócitos e plaquetas. É uma doença rara, com incidência de 2,3/100.000, não hereditária, que acomete, principalmente, adultos homens, sendo incomum em crianças.

Objetivos

Este trabalho propõe a realização de uma revisão bibliográfica para a elaboração de uma cartilha informativa para auxiliar profissionais da área da saúde na identificação da PV na Atenção Primária à Saúde, com o intuito de encaminhar o paciente ao especialista para que o tratamento seja estabelecido o mais breve possível.

Delineamento e Métodos

Trata-se de uma revisão bibliográfica realizada para desenvolver um trabalho de caráter social artístico, através da produção de uma cartilha informativa sobre a PV. Ao término da elaboração desse material, ele foi distribuído nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da região do Vale do Itajaí.

Resultados

A elaboração da cartilha foi baseada nas demandas apresentadas por uma UBS da região do Vale do Itajaí. Entre as demandas levantadas encontra-se a necessidade de identificar a patologia e quando encaminhar para o especialista, além de saber informar o paciente sobre a doença. Dados como definição da doença, etiologia, fatores de risco, quadro clínico, complicações, critérios diagnósticos, tratamento e prognóstico foram incluídos na cartilha de orientação.

Conclusões/Considerações finais

A PV é uma patologia que pode ser reconhecida através de sintomas sugestivos e exames laboratoriais de rotina, como o hemograma, portanto, é de suma importância que seja identificada por profissionais da área de saúde na Atenção Primária. A principal proposta da criação desse material informativo foi a de ampliar o conhecimento da PV e, dessa forma, facilitar a identificação da doença, para que o encaminhamento ao especialista e o tratamento sejam estabelecidos, e complicações graves, como a trombose venosa profunda, sejam evitadas.

Palavras-chave

Policitemia Vera, informativo, atenção primária

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Itajaí - Santa Catarina - Brasil

Autores

Maiara Pandolfo, Beatriz Correa Pamplona, Gabriela Marcos, Gislaine Antunes Rodrigues, Tayná Cristina da Silva, Bruna Scheller Zuccoli