15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ANÁLISE DA PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO EM PACIENTES SUBMETIDOS À NUTRIÇÃO PARENTERAL

Fundamentação/Introdução

Bactérias da família Enterobacteriaceae têm sido relacionadas à contaminação de produtos intravenosos devido à capacidade de crescimento em fluidos de infusão, especialmente nas soluções de nutrição parenteral (NP) utilizadas nos serviços de saúde. Casos de infecções fatais por NP têm sido descritos desde os anos 1970, tornando relevante a pesquisa de ocorrências semelhantes em outros centros.

Objetivos

O presente estudo levantou casos de infecção relacionados ao uso de fluidos, a identificação dos agentes etiológicos envolvidos e a evolução clínica desses pacientes.

Delineamento e Métodos

O estudo envolveu a análise retrospectiva de dados de 90 prontuários médicos de pacientes que fizeram uso de NP entre janeiro/2013 a dezembro/2014 em um hospital universitário de Curitiba. As variáveis analisadas foram: ocorrência de infecção primária de corrente sanguínea (IPCS), tempo de internamento, agente etiológico e óbitos ocorridos.

Resultados

Dos 90 pacientes submetidos ao uso de NP, 20 apresentaram IPCS. Todos foram submetidos à hemocultura, e em oito realizou-se a cultura de ponta de cateter. Dentre os agentes identificados, Candida spp. (27,3%), Estafilococos não produtores de coagulase (13,6%) e Proteus mirabilis (13,6%) mostraram-se mais prevalentes, seguidos de Serratia marcescens (9%), Escherichia coli (9%) e Enterococcus faecalis (9%). O tempo entre internamento e início dos sintomas variou entre sete a 62 dias (média de 23,8 dias). Dos pacientes que receberam NP, 10% tiveram infecção causada por Enterobacteriaceae e, nos pacientes com IPCS, isso foi observado em 45% dos casos. O desfecho com óbito foi verificado em 5,5% dos pacientes que receberam NP, 60% dos pacientes com IPCS e em 55,5% dos casos de infecção pela família Enterobacteriaceae.

Conclusões/Considerações finais

O presente trabalho confirmou a ocorrência de infecções causadas por Enterobacteriaceae em pacientes submetidos à administração de NP no período verificado. Além disso, corroborou com publicações prévias quanto à possibilidade destas bactérias terem como uma das prováveis origens a contaminação de soluções de NP e outros fluidos, e não somente pela contaminação de ponta de cateter; assim como reafirmou a importância da detecção e do isolamento correto do agente para possibilitar um tratamento adequado, visto a alta taxa de mortalidade observada nos pacientes submetidos ao uso destes fluidos.

Palavras-chave

Enterobacteriaceae, nutrição parenteral, infecção.

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

FLAVIA EMILLY RODRIGUES DA SILVA, FERNANDA LUIZA JANSSEN BERNS, MARIANE CRISTINA FRASSATO, ANNA GABRIELLE DE OLIVEIRA, CAROLINE EHLKE GONZAGA