15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Síndrome Compartimental por Ferimento de Arma de fogo: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A síndrome compartimental é uma emergência ortopédica, na qual ocorre falência da circulação local por aumento da pressão no tecido dentro do compartimento. A sintomatologia consiste inicialmente por dor intensa e edema local, consequentemente, ocorre ausência dos pulsos distais, hipoestesia e parestesias. O diagnóstico é clínico e o tratamento, cirúrgico, através de fasciotomia.

Objetivos

Relatar um caso de síndrome compartimental por ferimento de arma de fogo em membro inferior.

Caso

Masculino, 49 anos, vítima de ferimento por arma de fogo em perna esquerda há quatro horas, foi encaminhado de outro hospital para o Hospital Regional de Irecê – Bahia. Queixa de dor intensa, em repouso, na perna acometida. Sem queixas adicionais. Ao exame físico, presença de flictenas, edema importante em perna esquerda, pulsos distais presentes porém filiformes, dor intensa e desproporcional à distensão do compartimento anterior, lateral e posterior. Mensuração da pressão nos compartimentos não realizada. O paciente foi levado imediatamente para o centro cirúrgico, onde se realizou uma fasciotomia dos compartimentos posteriores superficial e profundo para descompressão dos mesmos através de acesso único medial longitudinal. Além de uma fasciotomia dos compartimentos anterior e lateral para descompressão dos mesmos através de acesso único lateral longitudinal. Após isso, realizou-se uma montagem do fixador externo com manutenção dos compartimentos abertos, obtendo-se uma boa estabilidade da fratura e alinhamento do membro fixado.

Conclusões/Considerações finais

O relato apresenta um caso pouco comum a cerca da síndrome compartimental aguda, devido o ferimento pequeno causado pelo projétil. É importante ressaltar a relevância da fasciotomia para o tratamento da condição e a fixação do membro emergencialmente.

Palavras-chave

Síndrome compartimental, traumatologia, emergência

Área

Clínica Médica

Autores

CAYAN GOMES DE OLIVEIRA, Vinícius de Brito Rodrigues