15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Espondilite anquilosante em paciente do sexo feminino: relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução: a Espondilite Anquilosante (EA) é uma patologia osteoarticular inflamatória de caráter crônico caracterizada por acometimento primário do esqueleto axial com prevalência em torno de 0,9% na população geral. A etiologia ainda é desconhecida, mas sabe-se que acomete, primordialmente, indivíduos do sexo masculino entre a segunda e terceira décadas de vida. Além do envolvimento do esqueleto axial, é comum a ocorrência de sacroiliíte bilateral, bem como poliartrite periférica assimétrica e entesite. É sabido ainda que a associação de sacroiliíte diagnosticada na Ressonância Nuclear Magnética (RNM) e positividade para o marcador HLA-B27 tem especificidade e sensibilidade de 92% e 62%, respectivamente. Entre as terapêuticas mais utilizadas para controle da doença destacam-se a reabilitação física, o uso de drogas antiinflamatórias e agentes imunobiológicos. A depender do grau de acometimento osteoarticular a doença altera a qualidade de vida do paciente, gerando incapacidade física, social, econômica e/ou psicológica.

Objetivos

Objetivos: relatar o acompanhamento de uma paciente com EA, além de destacar o quadro clínico típico da doença e enfatizar a propedêutica diagnóstica necessária.

Caso

Relato do caso: paciente do sexo feminino, 24 anos, refere que iniciou quadro de dor em coluna lombar e pé direito aos 12 anos de idade e que, ao longo dos anos, as dores progrediram para joelhos e ombros bilateralmente. Refere dor pulsátil, em queimação, associada a edema e calor, principalmente, em joelhos. Apresenta rigidez matinal acometendo, essencialmente, coluna lombar, com duração aproximada de uma hora. Foi submetida a exames clínico-laboratoriais apresentando HLA-B27 positivo. A RNM de sacro-ilíacas mostrou sinais de sacroiliíte crônica bilateral, com anquilose extensa à esquerda, além de sinais de sinovite nas articulações interfacetárias de L4-L5 e na interfacetária esquerda de L5-S1, bem como no quadril direito. Confirmou-se o diagnóstico de EA e a paciente foi encaminhada para acompanhamento ambulatorial, sendo recomendada reabilitação motora e iniciado terapia com imunobiológico.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: em vista do relato apresentado, pode-se concluir que é de suma importância a detecção do HLA-B27, bem como, a visualização dos achados típicos da doença ao exame de imagem, mesmo que a epidemiologia não seja típica. Assim, inicia-se terapêutica adequada oportunizando melhoria no prognóstico e na qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave

Espondilite anquilosante, sexo feminino, HLA-B27

Área

Clínica Médica

Instituições

Faculdade de Medicina Nova Esperança - Paraíba - Brasil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Rio Grande do Norte - Brasil

Autores

Lucas Lenine Dantas Formiga, Amanda Laysla Rodrigues Ramalho, Mirian Campos Soares Carvalho, Ana Luiza Souza Matos, Viviane Gurjão Melo, Silvanio Araújo do Ó Filho