15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

MIXOMA ATRIAL EM PACIENTE COM LES E SAF

Introdução/Fundamentos

AS MANIFESTAÇÕES DA SÍNDROME ANTIFOSFOLÍPEDES (SAF) SECÚNDARIA AO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO NA GRAVIDEZ, CONSTITUEM SINAL DE GRAVIDADE PELO AUMENTO NA INCIDÊNCIA DE EVENTO TROMBÓTICO, ESTAS QUANDO ASSOCIADAS À OUTRA CONDIÇÃO PRÓ-TROMBÓTICA COMO O MIXOMA ATRIAL POTENCIALIZA A INCIDÊNCIA DE COMPLICAÇÕES MATERNO - FETAIS. TRATA-SE DE UM RELATO DE CASO DE CARÁTER DESCRITIVO REALIZADO POR MEIO DE ANAMNESE E EXAME FÍSICO COMPLETO DA PACIENTE.

Objetivos

RELATAR CASO CLÍNICO DE PACIENTE PORTADOR DE SAF, GESTANTE QUE EVOLUIU COM TROMBOEMBOLISMO PULMONAR( TEP), ABORTO E TROMBO ATRIAL POSTERIORMENTE DIAGNOSTICADO COMO MIXOMA ATRIAL.

Caso

FEMININO, 26, BRANCA, ENFERMEIRA, DIAGNÓSTICO PRÉVIO DE LÚPUS POR MANIFESTAÇÃO CUTÂNEA, HÁ 12 ANOS. FOI ENCAMINHADA AO REUMATOLOGISTA POR ESTAR GESTANTE(12SEMANAS) E PROTEINÚRIA.QUEIXA DE DISPNEIA, CIANOSE LABIAL.ANTECEDENTE DE TROMBOSE VENOSA PROFUNDA EM MEMBRO INFERIOR DIREITO EM 2012, DISLIPIDEMIA E HIPOTIREODISMO. GESTA:0/PARTO:0/ABORTO:0, DISPNÉICA, TURGÊNCIA JUGULAR, CIANOSE LABIAL E EXTREMIDADES, SEM LESÕES CUTÂNEAS E EDEMA, TAQUICÁRDICA, AUSCULTA CARDIOPULMONAR NORMAL. EXAMES PRÉVIOS POR HEMATOLOGISTA EM 2012, INVESTIGAÇÃO PARA TROMBOFILIA: FAN 1/160, ANTICOAGULANTE LÚPICO+, ANTICARDIOLIPINAIGM:12 E IGG:15, EAS COM PROTEINÚRIA. FOI INTERNADA E INICIADO HEPARINIZAÇÃO, CINTILOGRAFIA PULMONAR: HIPOPERFUSÃO MODERADA DE PADRÃO SEGMENTAR EM POLO APICAL DE LOBO SUPERIOR, MÉDIOS E INFERIOR, CONCLUINDO TEP AGUDO BILATERAL. ECOCARDIOGRAMA COM TROMBO PREENCHENDO 70% DO ÁTRIO DIREITO E HIPERTENSÃO PULMONAR. ENCAMINHADA PARA UTI EM 24/05/16, FETO VIVO, EVOLUINDO COM PIORA DO QUADRO. REALIZADO CIRURGIA CARDÍACA( MIXOMA ATRIAL) COM PERDA FETAL 48 HORAS APÓS. REMISSÃO DO QUADRO APÓS PERDA FETAL.

Conclusões/Considerações finais

MIXOMA ATRIAL É A MAIS COMUM NEOPLASIA CARDÍACA, TEM PREDOMÍNIO NO SEXO FEMININO E SUA SINTOMATOLOGIA DEPENDE DA LOCALIZAÇÃO DO TUMOR. É IMPRESCINDÍVEL AO DIAGNÓSTICO EXAME DE IMAGEM.O TROMBO INTRACARDÍACO É O MAIS COMUM DIAGNOSTICO DIFERENCIAL COM MIXOMA ATRIAL A NEOPLASIA E CAPAZ DE INDUZIR REPOSTA INFLAMATÓRIA SISTÊMICA,MEDIADA POR FATORES DE CRESCIMENTO TUMORAL, INCIDINDO AUMENTO DOS NÍVEIS DE ANTICORPOS ANTIFOSFOLÍPEDES NOS SEUS PORTADORES QUE APÓS A RESSECÇÃO CIRÚRGICA GRADUALMENTE SE NORMALIZAM. JÁ NO CASO DESTA PACIENTE HAVIA DIAGNOSTICO PRÉVIO DE SAF QUE INFELIZMENTE RESULTOU EM EVENTO TROMBÓTICO CARDIOPULMONAR GRAVE NA GESTAÇÃO. NA LITERATURA PESQUISADA NÃO HÁ RELATO DE CASO DE COEXISTÊNCIA DESTA NEOPLASIA COM SAF EM GESTANTE

Palavras-chave

MIXOMA ATRIAL, LÚPUS , SÍNDROME DO ANTICORPO ANTIFOSFOLÍPIDE, GESTANTE, TROMBOEMBOLISMO PULMONAR

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIFAN - Goiás - Brasil

Autores

HELOISY MOREIRA SCALABRINI, PAULO MARCOS NASCIMENTO