15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DA ENCEFALOPATIA POSTERIOR REVERSÍVEL E ECLÂMPSIA: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Síndrome da Encefalopatia Posterior Reversível (PRES) é uma alteração clínico-radiológica envolvendo a circulação posterior cerebral, principalmente lobos occipital e parietal.¹ Caracterizada clinicamente por crises convulsivas, alterações do nível de consciência, cefaleia, alterações visuais, vômitos e alucinações. Entre as causas etiológicas estão encefalopatia hipertensiva, pré-eclâmpsia/eclâmpsia, processos mieloproliferativos, medicamentos, transplante de medula óssea e órgãos sólidos.³ A pré-eclâmpsia (PE) é caracterizada por hipertensão associada aproteinúria após 20 semanas de gestação em um paciente normotenso. A associação entre as síndromes PRES e pré-eclâmpsia/eclâmpsia é sugerida com a ocorrência da hipertensão grave induzindo vasoespasmo cerebral, resultando em isquemia e edema citotóxico ou relacionada a uma hipertensão aguda na eclâmpsia com perda da autorregulação e, consequente edema vasogênico cerebral, também presente na síndrome PRES.

Objetivos

O objetivo desse relato é apresentar um caso de PRES em paciente que apresentou eclampsia na gestação, com reversão completa.

Caso

P.A, melanodérmica, 22 anos, 37 semanas de idade gestacional, dá entrada na maternidade com quadro de lipotimia e crises convulsivas. Ao exame apresentava PA= 200/130 mmHg. Foi iniciada dose de ataque de Sulfato de Magnésio (4g intravenoso) e cesariana após estabilização da paciente. No primeiro dia pós-cesariana apresentou quadro de rebaixamento do nível de consciência. Foi suspenso o sulfato de Magnésio e iniciado Gluconato de Cálcio intravenoso (IV). Evoluiu com quadro de déficit neurológico focal com hemiplegia à direita. Realizada ressonância magnética do crânio com hipersinal FLAIR/T2 nas regiões parieto-occipitais, compatível com síndrome da encefalopatia posterior reversível.

Conclusões/Considerações finais

O caso descrito é um exemplo clássico de PRES, com manifestações de encefalopatia e déficit focal iniciadas no segundo dia pós parto em uma paciente com eclampsia. O exame radiológico foi primordial no diagnóstico diferencial. A paciente apresentou boa evolução com o manejo dos níveis tensionais visto que o edema cerebral reduz a partir do controle dos níveis pressóricos.

Palavras-chave

SÍNDROME DA ENCEFALOPATIA POSTERIOR REVERSÍVEL, ECLÂMPSIA, PRÉ-ECLÂMPSIA

Área

Clínica Médica

Autores

Laryssa Caroline Reis Silva, Luísa Wagner Rego Barros, José Guilherme Salles, Mariana Arêdes Lima, Gabriela Arêdes Lima