15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

SÍNDROME DO SOTAQUE ESTRANGEIRO - PERSPECTIVA GERAL E REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA

Fundamentação/Introdução

A Síndrome do Sotaque Estrangeiro é uma condição médica rara caracterizada pela alteração do padrão da língua materna. Pode-se identificar sinais e sintomas como sotaques, alterações no ritmo, na entonação, na estruturação semântica e na sintaxe. Em grande parte dos casos, os pacientes não reconhecem essa mudança e acreditam estar se expressando de forma normal. Geralmente, a patologia é resultado de um acidente vascular cerebral, mas, há pesquisas relatando o desenvolvimento após traumatismo craniano, migrâneas, transtornos psiquiátricos ou distúrbios de maturação. Devido ao seu fator etiológico de lesão encefálica, acredita-se que a síndrome seja subdiagnosticada, pois nesses casos, pode ocorrer a camuflagem do quadro característico. Em relação a epidemiologia, não é possível apontar associações conforme características populacionais. Fatores de risco que se conectam com os aspectos fisiopatológicos podem ser identificados nos relatos de casos publicados, contudo, nenhum deles consegue estabelecer de maneira concisa essa premissa. Um dos motivos pelo qual há escassez de informações do processo patológico da doença e seu impacto fisiológico nos pacientes é a falta de uma análise profunda dos dados já relatados na literatura. Considera-se que hajam duas subclassificações principais quanto ao mecanismo com que os sintomas foram desenrolados: funcional e estrutural. Atualmente, busca-se qualificar a eficácia de tratamentos específicos e comparar essa abordagem com a busca da reversão do fator causal.

Objetivos

Compilar características da Síndrome Do Sotaque Estrangeiro, focando em epidemiologia, quadro clínico, fisiopatologia, diagnósticos e tratamentos.

Delineamento e Métodos

A busca bibliográfica foi desenvolvida de forma não sistemática na base de dados PubMed. Não foram usados filtros quanto a data de publicação. Os tipos de estudos selecionados foram “clinical trials”, “case reports”, “literature reviews” e “comparative case studies”. Foi inserido como descritor: “foreign accent syndrome” no setor de busca da base.

Resultados

Durante o período de investigação dos autores, percebeu-se que há um grande interesse pela elucidação do desenvolvimento e da fisiologia da síndrome. Apesar de existirem publicações antigas, poucas explanações podem ser feitas sobre ela.

Conclusões/Considerações finais

Diagnósticos diferenciais de patologias com quadro clínicos semelhantes podem dificultar os estudos. Faltam evidências de eficácias terapêuticas. O fascínio com o quadro clínico incomum não é proporcional ao descobrimento e esclarecimento dele.

Palavras-chave

Síndrome do Sotaque Estrangeiro; Acidente Vascular Cefálico; Trauma Craniano;

Área

Clínica Médica

Autores

Fabrício Mulinari Pessoa, Camila Cescatto Gonçalves, Lucas Demétrio Sparaga, Vittoria Senna Dedavid