15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

TERAPIA NUTRICIONAL COMO FERRAMENTA EFICAZ NO TRATAMENTO DA SÍNDROME METABÓLICA – REVISÃO DA LITERATURA

Fundamentação/Introdução

Introdução: Síndrome metabólica (SM) abrange alterações do perfil lipídico, metabolismo da glicose e pressão arterial e que, geralmente, estão associadas ao excesso de peso. Elevados índices de mortalidade cardiovascular relacionam-se a ela. O seu tratamento inclui mudanças no estilo de vida, como dieta e atividade física, assim como medicamentos.

Objetivos

Objetivo: Revisar artigos que evidenciem a terapia nutricional como ferramenta eficaz no tratamento da SM.

Delineamento e Métodos

Metodologia: Realizou-se uma revisão da literatura de artigos publicados em português, disponíveis nas bases de artigos Scielo e Google Acadêmico, publicados no período de 2007 a 2019, com os descritores “dieta”, “síndrome metabólica” e “terapia nutricional”. Foram encontrados 23 artigos, que foram lidos pelos autores e então selecionados os 4 que mais correspondiam ao objetivo deste trabalho.

Resultados

Resultados: Em geral, as medidas preventivas relacionadas à alimentação são avaliadas em relação a cada um dos componentes da SM de forma independente. Quanto à obesidade, dietas hipocalóricas que variam entre 800–1500 kcal/dia podem reduzir cerca de 8% do peso corporal após um semestre de tratamento dietético. Um estudo experimental em modelos animais notou que a adequação calórica da dieta foi eficaz para o tratamento da SM reduzindo a hiperadiposidade e suas consequências. Em pacientes hipertensos, o seguimento de dieta DASH (Dietary Approaches to Stop Hypertension), rica em frutas, vegetais, leites desnatados e restrito consumo de sódio é capaz de reduzir a pressão arterial. Em relação aos lipídeos, a redução dos níveis dos triglicerídeos pode ser obtida através da redução do consumo de carboidratos de rápida absorção e aumento no consumo de ácidos graxos ômega-3, proveniente de peixes de águas frias e salgadas. Além disso, a aplicação da dieta do mediterrâneo (rica em cereais integrais, frutas, vegetais e com maior proporção de gordura monoinsaturada em relação às saturadas) durante um ano é capaz de reduzir os níveis de triglicerídeos e aumentar os de HDL. A resistência à insulina (RI) é componente central da SM, e substituir o consumo de carboidratos simples por cereais integrais diminui a RI e hiperglicemia.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A terapia dietética é uma ferramenta rica, versátil e de extrema importância no tratamento global de pacientes com síndrome metabólica. O sucesso depende de dieta com composição equilibrada de macronutrientes associado a um consumo calórico adequado e a programas de exercício físico regulares.

Palavras-chave

TERAPIA NUTRICIONAL; SÍNDROME METABÓLICA; REVISÃO

Área

Clínica Médica

Autores

JOÃO VICTOR FARIAS de OLIVEIRA, STEFANI de LIMA CARVALHO, TEREZA CRISTINA de BRITO AZEVEDO