15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Percepção dos pacientes referente aos benefícios da intervenção coronariana percutânea na doença arterial coronariana estável.

Fundamentação/Introdução

As crenças dos pacientes sobre a necessidade e a eficácia de um procedimento são moldadas pela interação com os médicos assistentes. Na doença arterial coronariana (DAC) crônica, apesar de o conhecimento atual demonstrar que a intervenção coronariana percutânea (ICP) não reduz a mortalidade, os pacientes tendem a superestimar os benefícios deste procedimento.

Objetivos

Avaliar a percepção dos pacientes sobre os benefícios e riscos da ICP.

Delineamento e Métodos

Estudo prospectivo, realizado no período de agosto de 2018 a fevereiro de 2019, em hospital universitário, através de entrevista médica em pacientes com DAC internados para realização de ICP os quais responderam questionário elaborado pelo autor. O presente estudo recebeu aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE: 80601817.5.0000.5514).

Resultados

82 pacientes, com média de idade de 64 anos, sendo 72% (59) homens. Destes, 8,5% (7) não apresentavam escolaridade, 50,5% (41) haviam cursado o primeiro grau, 35% (29) o segundo grau e 6% (5) o ensino superior. Em relação ao tempo de explicação do procedimento, 37% (30) referiram tempo < 5 minutos, 16% (13) tempo entre 5-15 minutos, 12% (10) tempo > 15 minutos e 35% (29) afirmaram que o procedimento não foi explicado. Quanto aos benefícios esperados, 18% (15) buscavam diminuir o risco de morte ou o aumento de anos de vida, 29% (24) diminuir as dores no peito, 17% (14) evitar novo infarto agudo do miocárdio, 4% (3) tomar menos remédios e 31,7% (26) não sabiam responder os benefícios do procedimento. A respeito dos riscos do procedimento, 92,7% (76) afirmaram que estes não foram explicados e apenas 11% (9) puderam recordar uma possível complicação. 63 pacientes foram questionados quanto aos sintomas e 51% (32) não apresentavam angina ou sintomas equivalentes.

Conclusões/Considerações finais

Constatou-se que a maioria dos pacientes desconhece os riscos do procedimento e apresentam expectativas irreais sobre os benefícios em longo prazo da ICP eletiva, demonstrando importante falha da comunicação entre médicos e pacientes.

Palavras-chave

angioplastia transluminal percutânea coronária, doenças cardiovasculares, doença das coronárias.

Área

Clínica Médica

Autores

Stefany Casarin Moura, Flávia Balint Cavalcante, Caroline Roberta Moreno Kadri, Tibério Augusto Oliveira Costa, Murillo de Oliveira Antunes