15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Nefrotoxicidade em pacientes usando vancomicina de forma otimizada pela vancocinemia

Fundamentação/Introdução

A vancomicina é um antibiótico glicopeptídeo utilizado no tratamento de infecções por Staphylococcus aureus resistentes a meticilina. Entre seus principais efeitos colaterais, destaca-se a nefrotoxicidade que está diretamente relacionada aos níveis séricos de vancomicina. Por esse motivo, e para aumentar a efetividade clínica, atualmente preconiza-se a monitorização dos níveis séricos de vancomicina em todos os pacientes em uso deste antibiótico.

Objetivos

Avaliar os fatores de risco para o desenvolvimento de lesão renal aguda (LRA) em pacientes tratados com vancomicina

Delineamento e Métodos

Estudo retrospectivo do tipo caso controle realizado no período de 2 anos em dois hospitais universitários de Curitiba. Os casos são aqueles que desenvolveram LRA e controle aqueles que não apresentaram LRA conforme os critérios de AKIN. Foram incluídos todos os pacientes maiores de 18 anos, que receberam vancomicina e foram submetidos à dosagem de vancocinemia. Pacientes que apresentaram creatinina acima de 1,5 mg/dl no início da administração de vancomicina, que não coletaram vancocinemia ou que não possuíam dosagem da creatinina sérica foram excluídos. As variáveis quantitativas foram expressas em mediana, média e desvio padrão. Para efeito de comparação foi utilizado o Teste T de Student. As variáveis qualitativas foram expressas em valores absolutos e porcentagens. Para análise qualitativa foi empregado o Teste Exato de Fisher e o Teste Qui-quadrado. O nível de significância adotado foi de 5% (p<0.05).

Resultados

Este estudo incluiu 164 pacientes com idade média de 56,21 anos (DP 19,46) dos quais 57.9% eram homens. A creatinina plasmática média na admissão dos pacientes foi de 1.08 mg/dL e a incidência de LRA foi de 45.1%. Dos pacientes que desenvolveram LRA, 37,83% foram classificados como AKIN 3. A hipertensão arterial sistêmica mostrou relação estatisticamente significativa com o aumento da incidência de LRA (p = 0,023) assim como o uso concomitante de aminoglicosídeos com vancomicina (p = 0,025) e idade (p = 0,002). Níveis séricos de vancomicina >30 mg/L foi um fator de risco independente para o desenvolvimento de LRA (p = 0,001).

Conclusões/Considerações finais

Este estudo reforça as evidências de que o uso concomitante de aminoglicosídeos, idade e níveis séricos elevados de vancomicina associam-se com um aumento da incidência de LRA. Tais achados indicam que a vancomicina apresenta uma nefrotoxicidade significativa e seus níveis séricos devem ser rigorosamente avaliados, principalmente naqueles com fator de risco para desenvolver LRA.

Palavras-chave

1. Vancomicina. 2. Efeitos Colaterais e Reações Adversas Relacionados a Medicamentos. 3. Lesão Renal Aguda

Área

Clínica Médica

Instituições

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Felipe Francisco Tuon, Rudson Robert Romero