15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Paracoccidioidomicose versus tuberculose: relato de caso em hospital de referência no oeste do Paraná

Introdução/Fundamentos

A paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose causada pelo Paracoccidioides brasiliensis (PB), ocorrendo principalmente nas regiões sul, sudeste e centro-oeste do Brasil, endemicamente em zonas rurais e com maior incidência em homens de 30 a 50 anos. A principal porta de entrada são as vias respiratórias, sendo o pulmão o órgão mais afetado e a forma crônica da doença mais comum no adulto. A PCM tem como principal diagnóstico diferencial a tuberculose pulmonar, devido a semelhanças nas manifestações clínicas e radiológicas. O que define o diagnóstico é a presença do fungo causador da PCM em escarro ou biópsia tecidual.

Objetivos

O presente trabalho objetiva apresentar um caso de PCM com envolvimento pulmonar.

Caso

LN, 41 anos, masculino, natural e residente de Cascavel-PR, serralheiro, ex-tabagista, apresentou-se ao Pronto Socorro com dispneia, febre intermitente e dor torácica à esquerda de característica ventilatório-dependente. Relatou tosse crônica com piora no último mês, hiporexia e perda ponderal de 10kg em 2 meses. Negou sudorese noturna e hemoptise. Na tomografia computadorizada de tórax foi possível visualizar pneumotórax em lado esquerdo, além de nódulos centrolobulares ramificados em ambos os lados, associados a múltiplas escavações, algumas contendo conteúdo hiperatenuante. Durante internamento foi realizada biópsia pulmonar que apresentou numerosos fungos em um processo inflamatório granulomatoso. A pesquisa de PB em escarro e sorologia foram positivas, com título 1:1. Diante dos resultados, foi suspenso tratamento inicial para tuberculose e iniciou-se itraconazol. O paciente recebeu então alta devido a estabilidade clínica.

Conclusões/Considerações finais

Embora infrequente na prática clínica, a PCM deve ser sempre uma hipótese diagnostica ao se levar em conta a epidemiologia e sintomatologia do paciente. Juntamente com exames de imagem, deve-se aplicar o padrão ouro para diagnóstico, a biópsia tecidual, para que seja possível a diferenciação entre PCM e tuberculose pulmonar.

Palavras-chave

Paracoccidioidomicose; relato de caso; tuberculose.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Paraná - Brasil

Autores

Alessandra Giehl Roegelin, Ana Paula Zabott, Gabrielly de Barros, Amanda Backes dos Santos, Elaine Forgiarini