15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Endocardite Infecciosa Subaguda de Valva Aórtica Nativa por Streptococcus bovis

Introdução/Fundamentos

A endocardite infecciosa é uma doença grave resultante da infecção de microrganismo em tecido endocárdico ou em dispositivo intracardíaco.

Objetivos

Descrever a apresentação clínica e a investigação diagnóstica empregada em um caso de endocardite infecciosa de valva aórtica nativa por Streptococcus bovis.

Caso

A. M., 61 anos, sexo feminino, branca, procedente de Florianópolis, Santa Catarina. Nega comorbidades prévias e uso contínuo de medicamentos. Sem vícios. Refere astenia e alteração do hábito intestinal de início há dois meses, com perda ponderal não intencional de 15 quilos neste período. Após um mês do início dos sintomas, passou a apresentar episódios diários de febre de 38 graus, edema progressivo de membros inferiores, ortopneia e dispneia paroxística noturna. Fezes eram predominantemente diarreicas, escurecidas e com odor fétido. Nega hematoquezia e enterorragia. Sem queixas urinárias. Foi atendida previamente em outro hospital terciário de Florianópolis, onde foi constatada anemia (hemoglobina de 7,8), sendo necessária realização de hemotransfusão com 2 concentrados de hemácias. Transferida ao Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina para investigação de provável sangramento de trato gastrointestinal. Na admissão, afebril, hipocorada, com ritmo cardíaco regular em dois tempos, sem sopros na ausculta cardíaca e presença de estertores crepitantes na ausculta pulmonar. Laboratório na admissão com hemoglobina de 10,4, leucócitos totais de 15390, sendo 89,7% de segmentados e 2% de bastões, proteína C reativa de 130,6, NT-pró-BNP 1726. Realizada endoscopia digestiva alta, seguida de colonoscopia, onde foram visualizados dois pólipos adenomatosos, um em cólon transverso e outro em cólon ascendente, e um pólipo gigante compatível com adenoma viloso em cólon sigmoide. Durante a internação, persistiu com edema de membros inferiores e ortopneia, sendo solicitado ecocardiograma transtorácico, que evidenciou a presença de vegetação de 1,5 cm em valva aórtica associada a insuficiência aórtica e mitral leve. Foi realizada a coleta de três pares de hemoculturas, com rápido crescimento de Streptococcus bovis. Foi iniciada antibioticoterapia e encaminhamento para hospital de referência cardiológica para seguimento terapêutico.

Conclusões/Considerações finais

A infecção por Streptococcus bovis ocorre em cerca de 6,5% dos casos de endocardite, sendo o crescimento desse patógeno altamente relacionado à presença de neoplasias intestinais.

Palavras-chave

Endocardite; Febre; Pólipo, Streptococcus bovis;

Área

Clínica Médica

Autores

Iara Bernardy, Daniel Hideki Tashima, Mariana Oliveira Luiz, Patrick Paes Peixoto, Luiz Henrique Dall'Asta Lazzari