15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Necrólise Epidérmica Tóxica grave em paciente pediátrico após uso de Carbamazepina e Penicilina G

Introdução/Fundamentos

Necrólise Epidérmica Tóxica (NET) é uma condição rara imunomediada marcada por reações mucocutâneas bolhosas, necrose e destacamento generalizado da epiderme em mais de 30% de área corporal. A mortalidade para a doença encontra-se em torno de 30% e habitualmente é resultado de farmacodermias, sendo antiepilépticos e antibióticos betalactâmicos drogas que se destacam como agentes causais.

Objetivos

Relatar e discutir caso de NET em paciente pediátrico em uso recente de Carbamazepina (CZP) e Penicilina G (PNC G).

Caso

C.S.N., 11 anos, masculino, procedente de Coari-AM, em uso de CZP há 21 dias para tratar crises epilépticas focais em face. Buscou unidade de saúde com quadro de otalgia, odinofagia, lesões ulceradas em cavidade oral e pápulas eritematosas difusas em face, tronco e membros. Após administração de PNC G, lesões de pele evoluíram para lesões bolhosas hipercrômicas descamativas extensas e difusas (100% área corporal acometida) com agravamento de lesões em mucosa oral e ocular e instabilidade hemodinâmica, necessitando transferência para Unidade de Terapia Intensiva. Admitido hipotenso, taquicárdico, taquipneico, febril, com tosse produtiva, desconforto respiratório, hematúria, uremia e escore de SCORTEN 4. Iniciadas medidas de suporte e pulsoterapia com metilprednisolona por 10 dias, passando de quadro instável para estável. Lesões de pele manejadas com curativo petrolatum, e úlcera de córnea com ciprofloxacina colírio e regencel pomada mostraram relativa melhora.

Conclusões/Considerações finais

O caso trata-se de NET grave de acometimento epidérmico global e complicações extracutâneas em sistemas ocular, oral, urogenital e respiratório em paciente pediátrico. A droga desencadeadora foi provavelmente a CZP, contudo o uso de PNC G agravou o processo. A mortalidade para o caso é de 58,3%, contudo vale notar que a maioria das crianças com NET sobrevivem ao episódio agudo, ficando sequelas a longo prazo, como despigmentação da pele, cegueira, limitação da mobilidade oral e bronquiolite obliterante, além do impacto psicossocial como estresse pós-traumático, absenteísmo escolar e estigmatização. Não há como prever a NET antes do uso de medicações, porém, após exposição, diagnóstico precoce, remoção da droga desencadeadora e terapia de suporte são ainda padrão-ouro para redução de mortalidade e de complicações.

Palavras-chave

Toxic Epidermal Necrolysis reaction; Reaction; Carbamazepine.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Roraima - UFRR - Roraima - Brasil, Universidade Federal do Amazonas - UFAM - Amazonas - Brasil

Autores

Raphaelly Venzel, Kim Tavares Mesquita, Larissa Pessoa de Oliveira, Maria Clara Paulino Campos, Simon Thomas Salomão