15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Apendagite Epiplóica: um relato de caso

Introdução/Fundamentos

A apendagite epiplóica (AE) é uma condição clínica benigna que resulta da torção ou da trombose venosa espontânea das veias que drenam os apêndices. A apresentação clínica habitual é de dor abdominal aguda localizada em quadrante inferior esquerdo, contínua e intensa, não migratória, em paciente com bom estado geral e afebril. Atualmente, o diagnóstico se faz por TC de abdome, com o achado de massa paracólica, ovalar, acompanhando-se de espessamento do revestimento peritoneal e atenuação da gordura periapendicular. O tratamento é conservador e ambulatorial.

Objetivos

Relatar um caso de apendagite epiplóica, a fim de diferenciá-la de outras patologias inflamatórias abdominais cujo tratamento é cirúrgico.

Caso

J.C.C.C.C, masculino, 38 anos, procura atendimento em 20/05/2019 com queixa de diarreia, febre não aferida e mialgia. Negava vômitos. Ao exame do abdome nada digno de nota. Foi então, tomada como conduta inicial a solicitação de um hemograma completo, sem alterações. Ao retorno para apresentação dos resultados, em 24/05/2019, paciente referia dor em fossa ilíaca esquerda, mas negou febre. Ao exame do abdome, dor a palpação superficial e profunda em fossa ilíaca esquerda, não apresentando dor à descompressão brusca, sem outras alterações. Diante disso foram solicitados exames laboratoriais, tomografia computadorizada de abdome total e colonoscopia. A tomografia computadorizada de abdome inferior revelou estrutura ovoide com densidade de gordura, medindo 1,5 x 0,8 cm, com ponto central hiperdenso, na borda antimesentérica do colón descendente, associada à discreta densificação dos planos adiposos adjacentes, espessamento da parede do colón justaposta e espessamento da fáscia lateroconal esquerda, sugerindo Apendagite Epiplóica incipiente, no colón esquerdo. Demais exames sem alterações. Foi submetido à acompanhamento domiciliar com antiinflamatório não esteroidal e antiespasmódico, com evolução favorável.

Conclusões/Considerações finais

A apendagite epiplóica é uma condição clínica incomum que inclui em seu diagnóstico diferencial diversas patologias cujo tratamento é cirúrgico. O conhecimento da doença aliado ao avanço dos métodos de diagnóstico por imagem, permite reduzir o erro diagnóstico e o número de procedimentos invasivos desnecessários, além de identificar a condição benigna e autolimitada e realizar o seguimento clinico adequado.

Palavras-chave

Apendagite; Dor abdominal; Tomografia computadorizada.

Área

Clínica Médica

Autores

Jandui Diniz Araujo Filho, Marcela Araujo Pereira, Rebeca Fontoura Abreu, Mayra Carneiro de Brito Quinta, Rone Antonio Alves de Abreu, Murilo Moura Dias