15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

A correlação entre a obesidade e a síndrome de apneia obstrutiva do sono (SAOS): como se influenciam?

Fundamentação/Introdução

A obesidade e a síndrome de apneia obstrutiva do sono são interligadas, pois ambas podem atuar como causa e/ou consequência uma da outra, criando então um ciclo vicioso. A obesidade pode se manifestar como uma consequência da SAOS, assim como pacientes primariamente obesos estão mais propensos ao desenvolvimento dessa patologia.

Objetivos

O presente estudo tem como finalidade sintetizar os dados bibliográficos que sinalizam a interação SAOS - obesidade, em que estes dois estados patológicos quando associados se agravam e potencializam outras enfermidades. Além de salientar a importância do diagnóstico precoce para melhor tratamento e prognóstico.

Delineamento e Métodos

No que tange a metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica, contemplando uma revisão narrativa de literatura juntamente de artigos científicos no que diz respeito a obesidade em associação a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono. Tudo isso para análise e embasamento teórico do trabalho.

Resultados

Os resultados obtidos comprovam que além da prevalência da obesidade em pacientes portadores da SAOS, quanto mais elevado o IMC (índice de massa corporal) do paciente, maior o nível de comprometimento em seu sono, o que abrange: índice de apneia e hipopneia (IAH) e índice de apneia e hipopneia do sono REM (IAHREM).

Conclusões/Considerações finais

Diante disso, nota-se que a obesidade e a SAOS associadas potenciam mutuamente a sua evolução e severidade. Além disso, esse ciclo vicioso gera diversas alterações metabólicas e hormonais, as quais impactam negativamente a saúde do indivíduo acometido, como aumento da resistência à insulina e aumento da produção de grelina. Entretanto, estudos apontam que diminuir o índice de massa corporal é um método efetivo para superar esse emaranhado patológico, mostrando-se relevante a conscientização e efetivação do tratamento.

Palavras-chave

Obesidade. Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono.

Área

Clínica Médica

Autores

Ana Claudia Wincler Reis Cantarino, Guilherme Vianna Neves, Luciano Neves Reis, Klara Viceconte Tardin Pimentel