15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

ORQUIEPIDIDIMITE E PIOMIOSITE TUBERCULOSA PRIMÁRIAS EM IMUNOCOMPETENTE

Introdução/Fundamentos

A infecção pelo Mycobacterium tuberculosis configura uma doença endêmica no nosso país, podendo acometer o aparelho urinário (2-20% dos casos) e, de forma bastante infrequente, o aparelho musculoesquelético (1-3% dos casos).

Objetivos

Relatar um caso de orquiepididimite e piomiosite tuberculosas primárias em adulto imunocompetente.

Caso

Avaliou-se um paciente masculino de 39 anos que referia edema testicular à direita ao longo de um ano, que complicou com a formação de abscesso fistulizado à região medial de coxa direita. O quadro foi acompanhado por febre e perda ponderal (cerca de 8kg em 1 ano). Na abordagem inicial, observaram-se: anemia microcitica e hipocrômica, sorologias virais negativas e ausência de imagem radiológica compatível com tuberculose pulmonar. Foi iniciado tratamento empírico frente ao diagnóstico de infecção de partes moles com Oxacilina; entretanto, frente à não-melhora, o espectro de ação foi expandido com a instituição de Piperacilina-Tazobactam. Em detrimento disso, o paciente seguiu não apresentando resolução do quadro, mantendo o edema de membro inferior e testículo direitos. Realizou-se ecografia, com testículo e epidídimo direitos com ecotextura heterogênea, além de áreas hipoecoicas testiculares e nodulação sólida e hipoecoica em epidídimo; progrediu-se a investigação com Tomografia Computadorizada, que demonstrou coleção de 62x33mm na parede abdominal anterior da região inguinal esquerda e coleção de 69x72mm na musculatura medial da coxa direita, estendendo-se até a lateral do púbis. Por suspeita de neoplasia urogenital, o paciente foi submetido à orquiectomia direita, além de drenagem de abscesso inguinal em mesmo tempo cirúrgico. O anatomopatológico foi condizente com orquiepididimite crônica granulomatosa, com necrose caseosa, o que suscitou a suspeita de que alguma micobactéria fosse o agente etiológico do abscesso. A cultura de secreção foi positiva para Mycobacterium specie com Fator Corda Positivo; Teste Rápido Molecular da secreção também apresentou resultado positivo para micobactéria. Sendo assim, iniciou-se tratamento tuberculostático com excelente resposta clínica.

Conclusões/Considerações finais

Dada à prevalência de tuberculose no nosso contexto, é importante atentar para apresentações atípicas da infecção e considerar este diagnóstico diferencial em casos de edema e dor musculares de caráter inespecífico, mesmo na ausência de envolvimento ósseo e articular.

Palavras-chave

Tuberculose, Piomiosite, Orquiepididimite, Imunocompetente

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Nossa Senhora da Conceição - Rio Grande do Sul - Brasil, Universidade Federal de Pelotas - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Laís Cristine Krasniak, Antonio Pedro Nicoletti, Gabriela Bellaver, Giovana Tavares Barwaldt