15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Perfil epidemiológico da Caxumba em uma Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina

Fundamentação/Introdução

A caxumba é uma doença infecciosa, de evolução benigna. Recentes surtos de caxumba têm ocorrido predominantemente entre estudantes universitários em uma população com alta taxa de vacinação.

Objetivos

Identificar o perfil epidemiológico da caxumba entre estudantes da área da saúde da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unidade Pedra Branca, no período de janeiro a dezembro de 2018.

Delineamento e Métodos

Trata-se de um estudo transversal descritivo realizado com 317 estudantes regularmente matriculados nos cursos de Medicina, Enfermagem, Odontologia, Nutrição, Fisioterapia, Psicologia, Naturologia e Educação Física da Universidade do Sul de Santa Catarina, de ambos os sexos e maiores de 18 anos. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário online (Google Forms), elaborado pelos autores, no ano de 2018 e contemplou aspectos sócio-demográficos, clínico-laboratoriais, epidemiológicos e hábitos de vida. A análise descritiva (frequências absoluta e relativa) foi realizada utilizando o software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS 20.0).

Resultados

Dentre os 317 participantes, 272 dos entrevistados (85,8%) eram do sexo feminino; e cerca de 257 (81,1%) encontravam-se entre 18 a 25 anos. O curso de Medicina apresentou o maior número de participantes (32,2%). A incidência de caxumba foi de 13,9% (44 casos) entre os estudantes, sendo que 21 (47,7%) destes casos foram vacinados com a segunda dose da tríplice viral. Além disso, 54,5% do total de casos frequentavam lugares públicos mais de uma vez por semana e 100% dos casos compartilhavam moradia com mais de uma pessoa. O curso com maior casos de caxumba foi Medicina, com 29,5% dos casos. A única complicação relatada foi ooforite (2,27%).

Conclusões/Considerações finais

Os casos de caxumba ocorreram majoritariamente no sexo feminino; em estudantes do curso de Medicina; em indivíduos com a segunda dose da tríplice viral e expostos a locais com intensa circulação de pessoas e moradias compartilhadas.

Palavras-chave

Caxumba, Incidência, Universidade

Área

Clínica Médica

Instituições

UNISUL - PEDRA BRANCA - Santa Catarina - Brasil

Autores

Amábile Lúcia Fedrizzi, Elayne Pereira, Giovana Grunewald Vietta, Victor Francia Veloso Borges, Gustavo Nogueira Schincariol Vicente, Dhara Giovana Santin de Sousa