15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tuberculose Em Paciente Sintomático Respiratório: Relato De Caso

Introdução/Fundamentos

Introdução: A tuberculose (TB) é doença infecto-contagiosa responsável por milhões de mortes no mundo todo, especialmente no Brasil. Os sintomas clássicos consistem em tosse seca ou produtiva, astenia, anorexia, sudorese noturna, febre e perda de peso. É considerada curável e, apesar disso, muitos casos ainda são negligenciados ou subnotificados, levando a atraso no tratamento adequado e perpetuação da cadeia de transmissão da doença.

Objetivos

Objetivos: Apresentar um caso típico de TB pulmonar em paciente sem fatores de risco, cujo diagnóstico foi confirmado após busca ativa em sintomático respiratório (tosse por mais de 3 semanas). Demonstrar a importância da investigação e detecção precoce em pacientes com quadros de tosse prolongada.

Caso

Relato de Caso: Paciente feminina, 19 anos, previamente hígida, sem histórico de vícios, sem história ocupacional relevante, procurou atendimento em hospital particular de Curitiba com queixa de tosse produtiva, odinofagia e sudorese noturna há cerca de 1 mês. Mesmo após antibioticoterapia e corticoterapia manteve os mesmos sintomas. Relatou ainda escarro claro e alguns episódios de hemoptise, sudorese noturna, picos febris, inapetência e perda de 6 kg desde o início do quadro. Raio X de Tórax evidenciou opacidade pulmonar com padrão alveolar e escavação associada na projeção do segmento ápicoposterior do lobo superior esquerdo. Retornou com amostras de escarro com BAAR positivas e sorologias negativas. Tomografia de tórax evidenciou consolidação no segmento apico-posterior do lobo superior do pulmão esquerdo com bronquiectasias associadas e lesões escavadas, paredes espessadas e conteúdo líquido em seu interior, formando nível hidroaéreo; ainda, foram notados outros nódulos escavados distribuídos pelo segmento superior do pulmão esquerdo, focos de consolidação e nódulos centrolobulares, alguns deles assumindo aspecto de árvore em brotamento. Paciente foi encaminhada ao serviço de Infectologia para tratamento com esquema RIPE (Rifampicina, Isoniazida, Pirazinamida e Etambutol). Após início do tratamento, não foram visualizados BAAR no seguimento e resultados de bacterioscopia e cultura foram negativos.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A tuberculose ainda representa doença infecto-contagiosa mundialmente prevalente, de grande ocorrência na prática clínica, que apresenta cura com tratamento apropriado. Faz-se necessária alta suspeição, mesmo que em pacientes considerados sem fatores de risco para o desenvolvimento da doença, assim como no caso apresentado.

Palavras-chave

Palavras-chave: Tuberculose, sintomático respiratório, tosse prolongada

Área

Clínica Médica

Instituições

Fujicare - Paraná - Brasil

Autores

Bruna Sousa Cavalheiro, Karina Midori Nazima, Roberta Dombroski Petisco Bernardo, Francisco Beraldi-Magalhaes, Nicolli Mota Mossini