15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de Adenocarcinoma em estômago excluso

Introdução/Fundamentos

O bypass gástrico em Y-de Roux (RYGB) é o procedimento bariátrico mais realizado no Brasil. O câncer gástrico nos pacientes que se submeteram previamente à cirurgia RYGB foi relatado e, na maioria destes, se desenvolveu no estômago excluído.

Objetivos

Descrever um relato de caso de adenocarcinoma gástrico em estômago excluso.

Caso

HLF, homem, 59 anos, deu entrada em Hospital do sul catarinense no dia 29/11/2018 referindo dor abdominal difusa de início há 15 dias, intensidade 7/10, contínua, associado à inapetência e distensão abdominal na última semana. Procurou o pronto socorro já trazendo ultrassom externo de abdome total, que demonstrava: formação anecoica de contornos irregulares com epicentro no mesogástrio, mantendo intimo contato e deslocando superiormente estruturas do hilo hepático, medindo cerca de 16,4 x 11,0 x 9,0 cm; ascite de moderado volume inter-alças, peri-hepático e peri-esplênico. Paciente relata cirurgia bariátrica com bypass gástrico em Y de roux há 10 anos. Foi realizada no dia 05/12/2018 Endoscopia Digestiva Alta que evidenciou: estômago operado; mucosa gástrica com aspecto normal no fundo e anastomose não visualizada por compressão extrínseca do “pouch” gástrico. No dia 11/12/2018 foi feita Ressonância Magnética para controle pós-operatório de cirurgia bariátrica, apresentando: distensão liquida de bolsa omental; dois cistos adjacentes a curvatura menor e antro gástrico. Para continuidade da investigação , dia 14/12/2018, foi feita uma laparotomia exploratória, onde foi coletado material para biópsia. O material retirado da cirurgia foi enviado para o anatomopatológico, que indicou na macroscopia: 1 – biópsia de parede de estômago excluso; 2 – biópsia de omento. Na microscopia foi evidenciado adenocarcinoma moderadamente diferenciado infiltrando tecido muscular liso referente a parede de estômago excluso e adenocarcinoma pouco diferenciado infiltrando tecido fibroadiposo relativo ao omento.

Conclusões/Considerações finais

O câncer gástrico nos pacientes que se submeteram previamente à cirurgia RYGB é raro, mas na maioria dos casos relatados o câncer gástrico nesses pacientes desenvolveu-se no estômago excluso, assim como no paciente deste relato. O paciente teve seguimento em serviço de alta complexidade de Oncologia e faleceu no dia 24/01/2019, em internação para tratamento de insuficiência cardíaca congestiva descompensada.

Palavras-chave

bypass gástrico, câncer gástrico.

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriela Nuernberg dos Santos, Gabriela Ugioni Duarte, Júlia Turra Reichert, Pettála Rigon