15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso de hipercalcemia severa associada a paratireoides ectópicas

Introdução/Fundamentos

Paratireoides ectópicas de mediastino são entidades raras na prática clínica, quando associadas a hiperparatireoidismo primário e crise hipercalcêmica menos de 200 casos são descritos na literatura. Adicionalmente, hipercalcemia severa geralmente está associada a malignidade.

Objetivos

Descrever caso de hipercalcemia aguda grave por hiperparatireoidismo primário devido a hiperplasia de paratireoides ectópicas no mediastino.

Caso

Homem de 80 anos, branco, previamente hipertenso, diabético e com história de melanoma no passado, foi admitido na emergência por hipercalcemia severa. Apresentava queixa de confusão mental, fadiga, sonolência, inapetência e emagrecimento há 3 semanas. Os exames iniciais mostraram hipercalcemia grave (Cálcio total: 19,4 – Valor de referência (VR): 8,6 a 10,3 mg/dL) e paratormônio (PTH) elevado (PTH 1335 – VR: 10 a 65 pg/ml), que confirmaram a suspeita de hiperparatireoidismo primário. O tratamento inicial foi o manejo agudo da hipercalcemia. Exames de tomografia computadorizada da região cervical e mediastino mostraram linfonodos heterogêneos em cadeias paratraqueais. Após a realização de cintilografia de paratireoides e a correlação com os estudos tomográficos, sugeriu-se a presença de tecido paratireoideo hiperfuncionante, bilateralmente, com localização ectópica, na projeção do mediastino superior. A cirurgia para excisão das paratireoides foi realizada e a histopatologia confirmou a presença de hiperplasia de paratireoides ectópicas. No seguimento, o paciente manteve-se assintomático e com níveis de cálcio e PTH adequados.

Conclusões/Considerações finais

Hipercalcemia grave nem sempre está associada a doença maligna. Hiperparatireoidismo primário por adenoma ou hiperplasia de paratireoide(s) deve ser considerado no diagnóstico diferencial.

Palavras-chave

Paratireoide ectópica, hipercalcemia, hiperparatireoidismo primário.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Moinhos de Vento - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Bruna Conte, Priscila Werner, Flávio André Cardona Alves, Guilherme Alcides Flores Soares Rollin, Gustavo Costa Fernandes, Cristiano Feijó Andrade