15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Integração Ensino Médico – Comunidade – Relato de Experiência de um estudante de Medicina em um Curso no Interior da Amazônia.

Fundamentação/Introdução

A interiorização dos cursos de Medicina se deu através do Programa Mais Médicos. Nesse contexto, surge, em 2016, o curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas em Coari, há 363Km de Manaus, embasado nas novas diretrizes curriculares para os cursos em Medicina, que visa a inserção precoce dos estudantes na prática médica.

Objetivos

Relatar as experiências de um estudante de medicina no interior da Amazônia e ratificar a importância do curso para a região.

Delineamento e Métodos

Através de um estudo qualitativo, em que atividades práticas são desenvolvidas para sustentar o ensino médico no interior da Amazônia, é possível relatar as experiências vividas pelos estudantes. Desde o início da formação, com o contato precoce dos alunos com a realidade do sistema de saúde em áreas remotas, percebendo as dificuldades de acesso a assistência médica, no contexto da vulnerabilidade social, os discentes vão criando não só o embasamento teórico da sua formação, mas também, a responsabilidade social quanto futuros profissionais da área da saúde. O diferencial desse curso é que através das práticas, denominadas missões, realizadas em clínicas em comunidades ribeirinhas, nas Unidades Básicas de Saúde Fluvial, além de outros dispositivos de saúde, os estudantes podem desenvolver habilidades médicas específicas, tanto técnicas quanto de comunicação que são importantes para o atendimento das populações amazônidas, que são beneficiadas com os atendimentos dos profissionais de saúde, principalmente médicos.

Resultados

Desde a implantação desse curso, os alunos puderam vivenciar essa experiência, na qual contribuíram com a saúde local, desde a prevenção, com palestras sobre parasitoses e a importância da higiene, no início da formação, aumentando o nível de complexidade, com atendimentos médicos à população, orientados por professores, podendo praticar a anamnese e exames físicos, além de realização de exames como eletrocardiograma e até mesmo biópsias, em períodos mais avançados.

Conclusões/Considerações finais

Os estudantes além de aprenderem com a prática, beneficiam a população com todos os serviços feitos e principalmente, vão percebendo a sua responsabilidade social quanto futuros médicos, o que influencia na decisão de atuar como médicos em áreas remotas. Apesar das dificuldades de um curso de Medicina no interior da Amazônia, a sua existência é importante para a formação de recursos humanos para atuação no interior da Amazônia.

Palavras-chave

Interiorização; Amazônia; Ensino-Médico

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS - Amazonas - Brasil

Autores

HIAGO LEITE SILVA, BRUNO PINHO MINEIRO GONÇALVES, PEDRO JOSÉ LEITE DE ALMEIDA MENDONÇA, KAIQUE LOPES BACELAR, RICARDO DOS SANTOS FARIA