15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Tamponamento Cardíaco como manifestação inicial do Lúpus Eritematoso Sistêmico em jovem do sexo masculino: Relato de Caso.

Introdução/Fundamentos

O Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), doença autoimune com variadas manifestações clínicas e laboratoriais, tem a serosite como uma das mais frequentes. Embora o derrame pericárdico seja comum, o tamponamento cardíaco como manifestação inicial da doença é raro, principalmente em paciente do sexo masculino.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente jovem do sexo masculino que apresentou quadro de tamponamento cardíaco como manifestação inicial do LES, diagnosticado em hospital universitário

Caso

Homem, 21 anos, relatou dispneia e crises hipertensivas de início recente. Apresentando ao exame físico edema em membros inferiores, abafamento de bulhas e hipertensão arterial. Na avaliação, foi identificado ao ecocardiograma derrame pericárdico volumoso com colabamento do ventrículo direito, sendo submetido à janela pericárdica com drenagem.
Foi iniciado tratamento com anti-inflamatório e colchicina e investigadas causas infecciosas. Sorologias, culturas e PCR séricas, em líquido e fragmento pericárdico tiveram resultados negativos para os principais agentes, principalmente tuberculose, causa comum no nosso meio.
O paciente evoluiu com alteração da função renal e linfadenopatia (tomografias de tórax e abdome revelaram derrame pleural, ascite e linfonodomegalias axilares, mediastinais e ilíacas). Hemograma, função tireoideana e hepática sem alterações. Identificadas hematúria e proteinúria subnefrótica.
Biópsia de linfonodo axilar revelou linfadenite inespecífica, sem granulomas ou células neoplásicas.
Foram registrados FAN positivo, padrão nuclear homogêneo; C3 e C4 consumido e Anti- DNA reagente. Diagnosticado LES com serosite, nefrite e provas imunológicas. Tratado com prednisona, hidroxicloroquina e azatioprina, evoluiu com melhora clínica e regressão da proteinúria.

Conclusões/Considerações finais

O diagnóstico de LES é menos suspeitado em homens e a serosite lupica é causa incomum de tamponamento cardíaco. Porém o LES deve ser lembrado entre os diagnósticos diferenciais, principalmente em jovens do sexo masculino. A suspeição clínica e as provas laboratoriais são ferramentas importantes na investigação etiológica do derrame pericárdico, podendo diagnosticar precocemente LES.

Palavras-chave

Lupus Eritematoso Sistêmico, Sexo masculino, Tamponamento Cardiaco

Área

Clínica Médica

Autores

Renan Figueriedo Freitas, Betty Janny Maia Siqueira, Ana Carolina Borges Miranda Souza, Maria Teresa Souza Portela Leal, Paloma Peter Travassos