15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DE WINTER: PADRÃO ELETROCARDIOGRÁFICO DE INFARTO ANTERIOR COM SUPRADESNIVELAMENTO DE ST

Introdução/Fundamentos

Em 2008, Robert De Winter descreveu um novo padrão eletrocardiográfico sem supradesnivelamento do segmento ST com oclusão proximal da artéria descendente anterior (ADA) em 2% dos pacientes com infarto do miocárdio (IAM) anterior. Essa alteração é definida por infradesnivelamento de ST de 1 a 3 mm, com característica ascendente rápida seguido de ondas T simétricas apiculadas e positivas de V1 a V6. Os pacientes descritos com esse padrão são jovens, em sua grande maioria do sexo masculino e com hipercolesterolemia.

Objetivos

Reconhecer padrões característicos no ECG que sugiram oclusão aguda.

Caso

Paciente masculino, 41 anos, hipertenso em uso de propranolol 40 mg/dia, índice de massa corpórea 27, história familiar de hipercolesterolemia e doença arterial coronariana. Nega diabetes, tabagismo, etilismo, uso de drogas ilícitas.
Deu entrada na unidade de pronto atendimento com dor torácica típica, 1hora e 30 minutos de evolução, ECG (FIGURA 1), administrado AAS 300mg, Clopidogrel 300mg, morfina 10 mg endovenosa, com melhora da dor e mudança do padrão ECG (FIGURA 2). Marcadores de necrose CKMB: 129, Troponina: 540.
Admitido na referência de dor torácica após 6 horas de evolução da dor, com ECG sem supra desnivelamento de ST (FIGURA 3), assintomático, sem critérios para realizar trombólise/intervenção coronariana primária. Encaminhado para cineangiocoronariografia 36 horas após o evento que evidenciou obstrução proximal da ADA sendo realizado angioplastia local (FIGURA 4). Não houve evidência de envolvimento dos demais vasos. Eletrocardiograma após angioplastia (FIGURA 5). Ecocardiograma: ventrículo esquerdo com acinesia apical, hipocinesia antero-médio apical, desempenho sistólico global reduzido, fração de ejeção 40% por Simpson. Alta em uso de AAS100mg, Ticagrelor 90mg 2x/dia, bisoprolol 2,5mg 2x/dia e mudanças no estilo de vida.

Conclusões/Considerações finais

Esse padrão eletrocardiográfico apresentado na admissão do paciente (FIGURA 1) é considerado como um equivalente de um infarto anterior com supradesnivelamento de ST. Reconhecê-lo é de grande importância para cardiologistas e médicos que atuam nas unidades de pronto atendimento e emergência pois é imperativo a terapia de reperfusão imediata sendo desnecessário marcadores de necrose miocárdica. No presente caso houve atraso no reconhecimento por parte da equipe médica retardando a reperfusão comprometendo a contratilidade segmentar do ventrículo esquerdo como também, a função sistólica global.

Palavras-chave

INFARTO;DOR TORÁCICA; ELETROCARDIOGRAMA

Área

Clínica Médica

Autores

JULIANA ALZIRA GONZALES OLIVEIRA, TEODORO JUNIOR LEGUIZAMON , ROBERTO PEREIRA WALTRICK, DJOHN LENON BRANDL, CAROLINE NASSIFF BINECK, GILBERTO HEINECK