15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O CÂNCER DE COLO UTERINO A PARTIR DE UMA NOVA PERSPECTIVA PÓS VACINAÇÃO CONTRA O HPV

Fundamentação/Introdução

O exame de Papanicolau é peça chave na prevenção de câncer de colo uterino e para descobrir as alterações em fase inicial e com isso ter um prognóstico melhor, entretanto, melhor que isso é a aplicação da vacina contra o HPV que imuniza tanto mulheres como homens já que esses podem apresentar verrugas genitais em decorrência do vírus e ou câncer peniano.

Objetivos

O objetivo da presente pesquisa é evidenciar a importância da vacinação contra o HPV no combate contra lesões no epitélio uterino que poderiam levar a lesões intraepiteliais ou a uma neoplasia de colo uterino. Ainda, igualmente, apontar e elucidar que os índices de redução de lesões pós-implantação da vacina diminuíram muito em todo o mundo, tendo como objetivo específico mostrar esses resultados no Brasil onde a campanha ainda anda a passos retardados, utilizando-se para isso dados do Ministério da Saúde e também das Secretarias Estaduais e Municipais, com foco no Estado do Rio de Janeiro e no município de Itaperuna, respectivamente.

Delineamento e Métodos

Como metodologia, foi realizada uma revisão bibliográfica para a análise de dados. Avaliou-se a quantidade percentual de pessoas que já foram vacinadas contra o Papiloma Vírus, especificando a cidade de Itaperuna/RJ, através de dados epidemiológicos fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde.

Resultados

Como resultado, comprova-se que a vacinação contra o HPV é a maior arma para se vencer o C.A de colo uterino e as patologias cervico-vaginais a ele relacionadas. Foi possível avaliar se o público alvo feminino (9 a 14 anos) e masculino (11 a 14 anos) foi 100% vacinado. Dessa forma, com os dados coletados, foi investigado a incidência de neoplasia de colo uterino, constatando que vem diminuindo pós-vacinação.

Conclusões/Considerações finais

Conclui-se que a presente pesquisa é relevante tendo como propósito mostrar que vencer as lesões causadas pelo HPV é possível, sejam as verrugas genitais ou as neoplasias intraepiteliais cervicais (NIC) ou até mesmo um carcinoma in situ, invasivo ou um adenocarcinoma uterino. Deixando claro que existe prevenção, causa na população o anseio em buscar esse recurso, já que são amplamente divulgados os cruéis sintomas que o câncer acarreta, levando a crer que ninguém deseja passar por isso. Sendo assim, é de sumo interesse saber ao certo quanto da população já foi vacinada, para possível verificação de quantos já estão imunes e aqueles que ainda não com vistas a expandir a campanha para públicos alvos específicos.

Palavras-chave

Câncer de colo uterino. HPV. Prevenção. Vacina.


Área

Clínica Médica

Autores

Guilherme Vianna Neves, Ana Claudia Wincler Reis Cantarino, Anderson Ferreira Bastos Júnior, Jéssica de Abreu Arruda, Paula Alfradique Carpi Faria