15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Anemia severa por Mieloma Múltiplo: relato de caso

Introdução/Fundamentos

O mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna dos plasmócitos que acomete a medula óssea. Devido a produção da proteína M pelos linfócitos B, apresenta diversas manifestações sistêmicas como anemia, lesões líticas ósseas, dores ósseas, injúria renal e hipercalcemia, o que possibilita uma série de diagnósticos diferenciais. O mieloma tem a etiologia desconhecida e é mais prevalente em homens, afrodescendentes, com idade média de diagnóstico no Brasil de 60,5 anos, sendo muitas vezes diagnosticado tardiamente e em estágios avançados.

Objetivos

Contribuir ao diagnóstico precoce dessa patologia para tratamento precoce, visando aumento da sobrevida.

Caso

H.C, 68 anos, sexo feminino, aposentada, natural e residente de São José (SC). Admitida no Hospital Regional de São José em dezembro de 2018. Queixa de hemoptise há 4 meses, astenia progressiva, anemia, com perda ponderal de 25 kg nesse período. História mórbida pregressa de HAS e DM. Fazia uso de sulfato ferroso 40 mg, losartana 50 mg, metformina 850 mg. Ao exame físico, em regular estado geral, hipocorada, astênica, lucida, sinais vitais dentro da normalidade. Solicitado raio x de tórax e exames laboratoriais. Os resultados dos exames mostrava ausência de alterações radiográficas do tórax; anemia severa (Hb 5,1), aumento de linfócitos, creatinina 1,61 mg/dL, parcial de urina com 23000 hemácias. Realizado três CHADS. Suspeitou-se de mieloma múltiplo, sendo solicitado eletroforese de proteínas, raio x de crânio e calcio. Os exames mostravam hipercalcemia, raio x de crânio com múltiplas lesões líticas na calota craniana, proteínas totais de 14,7 g/dL, globulinas de 12,5 g/dL e eletroforese de proteínas séricas com pico monoclonal, principalmente de gama globulina. Os outros exames estavam normais. Então, foi solicitado biópsia de medula óssea ao hematologista. O resultado da biópsia mostrou 10% de plasmócitos.

Conclusões/Considerações finais

O mieloma múltiplo e um conjunto de sintomas e sinais, como anemia, lesões ósseas líticas, hipercalcemia, dores ósseas, disfunção renal, entre outros. Diante desse quadro, para confirmar o diagnóstico é solicitado biópsia de medula óssea. Com o tratamento precoce, é possível aumentar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida do paciente.

Palavras-chave

mieloma múltiplo, anemia, injuria renal, hipercalcemia.

Área

Clínica Médica

Instituições

Unisul - Santa Catarina - Brasil

Autores

Isaias Tavares da Silva, Ana Claudia Zablonski Budal, Beatriz Manzan Dalla Vecchia, Luize Stormovski de Araujo , Hugo Leonardi Baldisserotto