15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

O grande desafio do manejo da polifarmácia no paciente idoso: relato de caso.

Introdução/Fundamentos

Introdução/Fundamentos: A polifarmácia é definida como o uso de 5 ou mais medicações por um paciente. Ela está associada ao desenvolvimento e agravamento de síndromes geriátricas, além de comprometimento cognitivo, delírio, quedas, fragilidade, incontinência urinária, perda de peso e aumento das internações hospitalares evitáveis. Pacientes idosos, por causa do declínio da função renal e da função hepática, estão mais vulneráveis á efeitos adversos dos medicamentos. Algumas ferramentas de prescrições, como a STOPP/START Criteria e a Beers Criteria podem ajudar na tomada de decisões.

Objetivos

Objetivo: Identificar e salientar a importância das interações medicamentosas em um idoso.

Caso

Caso: G.S, 66 anos, masculino, faz uso medicamentoso de: Atenolol, Doxazosina, Enalapril, Fluoxetina, Furosemida, Metformina, Omeprazol, Oxibutinina, Sinvastatina, Valproato de Sódio, Vitamina B12 (B12), Ácido acetil salicílico (AAS) e Ácido fólico. Interações medicamentosas leves: Furosemida x Enalapril: diminuindo os efeitos de diuréticos; Furosemida x AAS: a resposta diurética prejudicada; Metformina x Oxibutinina: os anticolinérgicos diminuem da motilidade gastrointestinal, aumentando a absorção da Metformina no intestino; B12 x Omeprazol: a ação terapêutica da B12 diminuída, considera-se a administração dessa por via parental; AAS x Omeprazol: aumento dos efeitos colaterais gástricos. Também se observou as interações moderadas: Atenolol x Oxibutinina: o anticolinérgico ao diminuir a motilidade gastrointestinal, aumentará o tempo de permanência do Atenolol no estômago e aumentando a sua biodisponibilidade; Atenolol x AAS: diminuição dos efeitos do Atenolol como anti-hipertensivos e como efeito terapêutico em casos de insuficiência cardíaca; Enalapril x AAS: inibição da síntese de prostaglandinas causada pelo Salicilato; Valproato de sódio x Fluoxetina: a fluoxetina pode inibir o metabolismo hepático do valproato, sendo necessário monitorar os níveis desta.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão/Considerações finais: A prescrição medicamentosa precisa deixar clara a importância do uso dos medicamentos, mas também esclarecer informações sobre o uso dos fármacos e seus possíveis efeitos colaterais. Essa comunicação deve ser feita sobre a ótica do idoso, considerando seu nível de cognição e entendimento das instruções. Assim, é importante o envolvimento dos familiares na terapêutica, já que eles auxiliarão na adesão ao tratamento caso o paciente não esteja apto a gerenciar seus medicamentos.

Palavras-chave

Polifarmácia. Idoso. Interação Medicamentosa.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Matheus Arcari, Marina Zanotto, Thayná Bohrer, Edisom Paula Brum