15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Acne induzida por suplementação de vitamina B12

Fundamentação/Introdução

INTRODUÇÃO: A acne é uma doença de localização pilossebácea com incidência elevada, apresentando-se em mais de 80% dos adolescentes e jovens adultos no mundo. Vários estudos recentes têm associado a suplementação de vitamina B12 como um fator de indução ao mecanismo de patogênese dessa enfermidade em um subgrupo de indivíduos.

Objetivos

OBJETIVO: Analisar a literatura científica existente que relaciona a suplementação de vitamina B12 ao desenvolvimento da acne.

Delineamento e Métodos

MÉTODOS: Pesquisa descritiva a partir da revisão narrativa de artigos publicados em línguas inglesa e portuguesa nas bases de dados eletrônicos Scielo, PubMed e Medline.

Resultados

RESULTADOS: Foram selecionados 8 artigos, os quais comprovam que quando o nível sérico de vitamina B12 do indivíduo é elevado, mudanças transcricionais e metabólicas são sinalizadas nas bactérias da pele, sobretudo em Propionibacterium acnes, causando aumento da produção de porfirinas, as quais induzem uma resposta inflamatória das células do hospedeiro, levando ao desenvolvimento da acne.
Em um estudo longitudinal realizado por Kang et al, acompanhou-se dez pessoas saudáveis com pele clara que receberam injeção intramuscular de vitamina B12. Um dos dez indivíduos teve múltiplas pápulas e comedões eritematosos desenvolvidos na face uma semana após suplementação.
Além disso, outros cinco casos de erupção acneiforme foram relatados em mulheres com idade média de 36,2 anos. O quadro clínico evidenciou-se entre uma semana a cinco meses após o início da terapia com suplementação via oral ou intramuscular.
Apoiando o mecanismo supracitado, a melhora clínica após o tratamento da acne tem sido associada a um nível mais baixo de porfirinas produzidas nos folículos. Borelli et al. também relataram que, em pacientes com resultado ruim do método terapêutico, o nível de porfirina não foi diminuído.
Ademais, possivelmente devido à diferença entre fatores intrínsecos dos hospedeiros e fatores microbianos, apenas um subconjunto de indivíduos desenvolve acne após suplementação de B12.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÃO: Portanto, o presente estudo conclui que a alta quantidade sérica de vitamina B12, um nutriente importante para os humanos, modula a transcrição das bactérias da pele e desempenha papel essencial no desenvolvimento da acne.
Dada a responsabilidade dos profissionais da área médica, é sensato considerar a expansão do atual conhecimento, a fim de realizar suplementação vitamínica cautelosa para minimizar os possíveis danos causados em pacientes que têm predisposição à acne.

Palavras-chave

Acne; Vitamina B12; Suplementos Nutricionais

Área

Clínica Médica

Autores

André Chaves Calabria, Caroline Hendges Durante, Denise Krieger