15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Doença de Still do adulto: um desafio diagnóstico

Introdução/Fundamentos

A doença de Still do adulto é uma doença rara caracterizada por febre, poliartrite inflamatória e rash maculopapular salmão transitório.Seu diagnóstico é realizado com base clínica e laboratorial com sintomas inespecíficos e ausência de marcadores específicos, sendo difícil de realizar o diagnóstico.

Objetivos

Relatar caso de Doença de Still do adulto em um paciente previamente diagnosticado com artrite reumatoide(AR).

Caso

PSS, 44 anos , AR com diagnóstico em 03/2018.Previamente ao diagnóstico de AR, paciente apresentou artrite de tornozelo esquerdo, joelhos , punhos e mãos adquirindo caráter aditivo simétrico com rigidez matinal. Iniciado tratamento com metotrexate 12,5 mg/sem, hidroxicloroquina 400mg/dia, prednisona 5mg/dia e naproxeno com melhora parcial do quadro. Paciente evoluiu com placas maculopapulares em coxas e rash em abdomen, tronco e braços intermitentes associada a artrite de interfalangeanas proximais , tornozelo esquerdo e picos febris diários . Laboratoriais mostraram leucocitose de 41.840 e ferritina de 147.451,65 , aumento de transaminases e provas inflamatórias, fator reumatoide positivo e FAN 1:320 nuclear pontilhado fino. Durante investigação, descartado leucemia com realização de citoquímica com fosfatase alcalina neutrofílica sem características de células clonais e realizado diagnóstico de doença de Still do adulto .Iniciado tratamento com corticoterapia e mantido metotrexate 12,5mg/semana. Paciente com melhora do quadro clínico e laboratorial inicialmente mas mantendo artralgia, leucocitose e novo aumento de provas inflamatórias e ferritina. Iniciado tocilizumabe a cada 4 semanas a e aumentado dose de metotrexate para 15mg/semana com bom controle da doença e retorno as atividades de vida diárias.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de raro a doença de Still do adulto deve ser considerada em pacientes com febre inexplicada, rash macular e sintomas musculoesqueléticas. Tempo de diagnóstico e tratamento podem prevenir complicações e levar a um prognóstico favorável com melhor qualidade de vida .

Palavras-chave

doença de Still do adulto , Still

Área

Clínica Médica

Autores

Elissa Ayumi Okuno, Marina Couto Guedes, Lucas Wagner Gortz, Maurício Carvalho