15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Pancreatite aguda pós-imunização contra H1N1? Relato de caso.

Introdução/Fundamentos

A pancreatite aguda (PA) é um processo inflamatório do pâncreas caracterizado por dor abdominal e elevados níveis de enzimas pancreáticas no sangue. Alcoolismo e colelitíase são responsáveis pela maioria dos casos de PA, entretanto, mais raro, pode ocorrer como evento adverso pós-vacinação.

Objetivos

Relatar o caso de um paciente com PA provavelmente induzida pela vacina Influenza (H1N1).

Caso

F. A. M., feminino, 36 anos, comparece em ambulatório relatando epigastralgia iniciada há 3 dias. Refere ter vacinado contra Influenza há 5 dias. Exame físico abdominal sem alterações. Foi prescrito Omeprazol 20mg 12/12 horas.
Retornou ao ambulatório referindo dor intensa em hipocôndrio direito, do tipo cólica, associado à hiporexia. Ao exame físico: abdome doloroso difusamente, principalmente em região umbilical com sinais de Murphy e Blumberg negativos. Foi prescrito analgésico e solicitado ultrassonografia (USG) e exames laboratoriais. O resultado da USG não demonstrou alterações, mas estava com qualidade prejudicada devido à quantidade de gases.
A paciente retorna 28 dias após o início dos sintomas para entregar os exames laboratoriais, no momento sem queixas e exame físico normal. Os resultados indicaram: Amilase: 607; Lipase: 1445; TGP: 269; TGO: 77, sugerindo pancreatite aguda. Foi realizada ressonância magnética de abdome sem alterações evidentes. Após 15 dias da entrega dos exames, paciente retorna com normalização dos resultados dos exames bioquímicos.

Conclusões/Considerações finais

Apesar de poder evoluir para complicações graves, nesse caso a paciente não teve nenhuma morbidade e em seguida houve normalização dos sintomas e exames bioquímicos.
Considerou-se a hipótese de a PA ser um evento adverso pós-vacinação devido à cronologia dos fatos e de se ter descartado outras causas mais comuns. A PA como complicação da vacinação contra Influenza é um tema pouco relatado na literatura, e, por isso, o mecanismo patológico ainda não é bem estabelecido. Sabe-se que quadros infecciosos provocados por vírus da hepatite, sarampo, Epstein-Barr e Influenza podem estar relacionados à PA, seja pelo efeito citotóxico direto dos vírus ou pela resposta celular imunomediada. No que tange os casos de PA pós-imunização ativa e artificial contra Influenza, questiona-se a capacidade do vírus, inativado e fragmentado, causar efeito citopático direto ao tecido pancreático.

Palavras-chave

pancreatite aguda, imunização, influenza, relato de caso.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário de Várzea Grande - Mato Grosso - Brasil

Autores

Ana Paula Iwakiri Nunes, Daniela Iwakiri Matias, Moisés Samuel Gonçalves Oliveira