15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

NECRÓLISE EPIDÉRMICA TÓXICA - RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

Consideradas um continuun da mesma doença a síndrome de Stevens- Johnson (SSJ) e a necrólise epidérmica tóxica (NET) se diferenciam pela gravidade e extensão do acometimento corporal. Caracterizam-se como grave reação mucocutânea que gera necrose extensa e deslocamento de epiderme, sendo medicações a principal etiologia. A SSJ é menos grave e acomete menos de 10% da superfície corporal, já NET o acometimento supera 50%. Ocorre em qualquer idade, sendo mais comum no sexo feminino e a taxa de mortalidade é grande, chegando a 50%.

Objetivos

descrever caso grave de necrólise epídérmica tóxica (NET) de extenso acometimento corporal com desfecho favorável.

Caso

paciente do sexo masculino, 15 anos admitido com lesões vésico-bolhosas dolorosas e descamativas por todo o corpo, incluindo genitália e mucosas. Associado a febre, ressecamento ocular e labial, lacrimejamento, sialorréia e vômitos persistentes. Em uso empírico de Sulfametoxazol + Trimetoprima 800 mg + 160 mg de 12/12h, devido a infecção de ferida operatória, negando histórico alérgico. Diante da hipótese diagnóstica de necrólise epidérmica tóxica (NET) tratamento de suporte foi iniciado e medicações suspensas. Foram introduzidos Meropenem 1g 8/8h e Vancomicina 500mg 12/12 devido febre persistente (39º) e tratamento ortopédico incompleto, isolamento de contato preventivo e cuidados similares á unidade de queimados. Necessitou passar por novo desbridamente de fratura e após 25 dias de antibioticoterapia e suporte clínico apresentou melhora das lesões. Devido a leucopenia, Meropenem e Vancomicina foram substituídos por Levofloxacino 750 mg 24/24h, visto sensibilidade bacteriana ao antibiótico em biópsia de fragmento ósseo. Recebeu alta hospitalar com melhora segnificativa de lesões, levofloxacino e acompanhamento ambulatorial ortopédico.

Conclusões/Considerações finais

Apresentamos um grave caso de NET, com acometimento corporal próximo a 100%. Apesar do hospital não contar com unidade de queimados, a equipe médica se esforçou para seguir protocolos dos mesmos, o que resultou em desfecho favorável apesar da alta mortalidade da doença. Ressalta-se assim a importância de protocolos e diagnóstico precoce.

Palavras-chave

Necrólise epidérmica tóxica; NET; Sulfametoxazol + trimetoprima.

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIFAGOC - Minas Gerais - Brasil

Autores

Karen Soares Brandão, Lorrayne Duarte Batista, Luara Mychelle Silveira Neres, Marina Gomes Martins Freitas, Bruno Santos Farnetano