15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Trombectomia de artérias cerebral média e carótida interna direita com recanalização total – Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A terapia de reperfusão é a mais eficaz para o tratamento hiperagudo do AVCi (acidente vascular cerebral isquêmico), considerando-se que o seu benefício diminui com o tempo a partir do início dos sintomas. Para pacientes elegíveis, a alteplase intravenosa (tPa) é a terapia de primeira escolha, desde que seja iniciada dentro de 4,5 horas do início dos sintomas. A trombectomia mecânica é indicada para pacientes com AVCi devido a uma grande oclusão arterial na circulação anterior, que pode ser tratada em até 6 ou 24 horas a depender do mismatch, independentemente de receberem tPA para o mesmo evento isquêmico. Ensaios demonstraram que a trombectomia mecânica com dispositivos de segunda geração é segura e superior ao tratamento padrão com tPa isolada, podendo-se utilizar tanto recuperadores de stent quanto dispositivos de aspiração com taxas de revascularização e resultado funcional equivalentes.

Objetivos

Relatar um caso de trombectomia de artérias cerebral média e carótida interna direita com recanalização total por tpA associada a trombectomia mecânica.

Caso

Paciente feminino, 39 anos, puérpera, foi admitida no Hospital com desvio de comissura labial e hemiplegia à esquerda com 01 hora de evolução, pressão arterial de 168x97 mmHg e protocolo AVC NIHSS 9. Comorbidade: Hipertensão arterial sistêmica gestacional, em uso de Metildopa. Solicitado tomografia computadorizada e angiotomografia arterial e venosa de crânio onde não foi observado preenchimento pelo meio de contraste da porção distal da carótida interna cervical, porção intracavernosa e porção temporal da carótida interna direita. Realizado tPa 0,9 mg/kg 1 hora pos admissão hospitalar (10% em bolus e 90% em 60 minutos). Paciente foi encaminhada à angiografia 15 minutos após iniciado tPa, onde confirmou-se a oclusão da carótida interna direita na origem e oclusão da artéria cerebral média direita no segmento M1. Realizado a tromboaspiração e verificado a recanalização total aos controles finais. Paciente seguiu em observação em UTI, onde manteve anticoagulação. A paciente teve alta hospitalar 13 dias após AVCi com remissão dos sintomas da admissão.

Conclusões/Considerações finais

A trombectomia mecânica pode ser usada em adição ao tratamento com tPa, não devendo ser adiada para avaliar a reposta a este, objetivando-se, assim, um tratamento ágil e eficaz.

Palavras-chave

acidente vascular cerebral; trombectomia; alteplase

Área

Clínica Médica

Instituições

Instituto Policlin de Ensino e Pesquisa - São Paulo - Brasil

Autores

Sarah Francielly Leite Oliveira, Tatiane Calliman Jorge, Pedro Ettori Brito, Andre Nogueira Cobra Varajão, João Manoel Teotônio Santos