15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Insuficiência mitral por rotura da cordoalha tendínea de causa idiopática: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

Introdução: Insuficiência Mitral (IM) é uma condição em que existe um refluxo de sangue para o átrio esquerdo (AE) durante a sístole ventricular resultando numa sobrecarga de volume do AE e do ventrículo esquerdo (VE). A ruptura espontânea da cordoalha tendínea é raro e pode ocorrer na fase aguda grave de causa idiopática ou secundária a degeneração mixomatosa ou disfunção do músculo papilar. A manifestação clínica mais evidente é a dispneia aos mínimos esforços. O diagnostico é realizado por meio da ausculta cardíaca com presença do sopro holossistólico, alterações no Eletrocardiograma (ECG) com sinais de sobrecarga ventricular e no Raio X (RX) de tórax presença de cardiomegalia. O ecocardiograma transtorácico (ECOTT) ou ecocardiograma transesofágico (ECOTE) é capaz de diagnosticar a etiologia da IM. O cateterismo é necessário quando há duvida no diagnóstico e indicado nos pacientes que irão submeter à valvuloplastia. O tratamento da ruptura das cordoalhas tendíneas é cirúrgico através da valvoplastia ou da troca valvar.

Objetivos

Objetivo: Relatar um caso clínico de insuficiência cardíaca por valvulopatia mitral por ruptura de cordoalhas tendíneas de causa idiopática.

Caso

Descrição do caso: Paciente de 63 anos, sexo feminino, previamente hígida, com queixa de dor torácica associado a dispneia aos moderados esforços há 03 dias. Na ausculta cardíaca foi percebido sopro holossistólico difuso. Exames evidenciaram ausência de isquemia aguda, sinais de congestão pulmonar e ausencia de derrame pleural no RX de tórax, ECG com sinais de sobrecarga de câmaras esquerdas. Realizado ECOTT e ECOTE que evidenciaram rotura parcial da cordoalha tendínea do folheto posterior da valva mitral com regurgitação valvar importante e hipertensão pulmonar. Cateterismo com coronárias isentas de obstruções. Culturas negativas. Submetida a valvuloplastia com troca da válvula mitral completa com prótese biológica. ECOTT pós procedimento sem alterações, com prótese normofuncionante.

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: A IM causada por ruptura da cordoalha tendínea é uma doença rara, com sinais e sintomas semelhantes aos da insuficiência cardíaca. O diagnóstico diferencial é realizado através de exames de ECOTT de rotina evitando assim a evolução para a forma mais grave.

Palavras-chave

Palavras chave: insuficiência mitral, cordoalha tendínea, valvuloplastia.

Área

Clínica Médica

Instituições

HOSPITAL BELO HORIZONTE - Minas Gerais - Brasil

Autores

SAMUEL BERG SANTIAGO, NATALIA SALDANHA GOUVEA SANTOS, MARCELO ZAMBELLI TAVEIRA, MARCEL DOUGLAS ALMEIDA BOTELHO, NEANDER DE SOUZA FERREIRA