15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

10 ANOS DA LEI SECA: O IMPACTO NO NÚMERO DE OCORRÊNCIAS DE TRAUMA ATENDIDOS PELO SAMU EM UMA CIDADE DE 500 MIL HABITANTES

Fundamentação/Introdução

Introdução: Os acidentes de trânsito são umas das principais causas de invalidez e mortes precoces no Brasil. Mudanças na legislação como o Código de Trânsito de 1997 e as criação da Lei Seca em 2008 (Lei 11.705) foram estabelecidas visando mudanças comportamentais para uma menor mortalidade em acidentes de trânsito.

Objetivos

Objetivos: Analisar o impacto da Lei Seca no número de atendimentos ao trauma pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU - SERRA), no município de Caxias do Sul, RS, no período anterior a sua implementação no ano de 2007 comparada ao mesmo período de 2018, 10 anos após sua implementação. Caracterizar os acidentes e o perfil das vítimas, bem como a mortalidade e a necessidade de encaminhamento a nível terciário.

Delineamento e Métodos

Delineamento e Métodos: Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, transversal e retrospectivo. Os dados de 2007 foram coletados manualmente pela pesquisa dos prontuários das vítimas atendidas pelo SAMU. Os dados relativos ao ano de 2018 foram coletados do banco de dados do sistema TRUE SAPH Reports. Foram excluídas da contabilização queda de moto, levando-se em conta apenas acidentes com colisão.

Resultados

Resultados: A avaliação do décimo ano após a Lei Seca demonstrou redução considerável no número absoluto de ocorrências de trauma automobilístico, sobretudo na população masculina. Avaliando-se o ano de 2007, constatou-se uma redução de 14,7% no total de atendimentos delineados em comparação a 2018. Nesse ano foram 1843 atendimentos de traumas automobilísticos, 1322 (72%) do sexo masculino e 521 (28%) do sexo feminino. Em 2018, o número de ocorrências em acidentes automobilísticos reduziu a uma incidência de 1572. Evidenciou-se uma diminuição no sexo masculino (1.322 – 72% em 2007 e 1.002 – 63,7% em 2018) de 24,2% entre os períodos. Nas mulheres, o número absoluto de ocorrências se manteve próximo, entretanto apresentou um aumento percentual de 9%. Os óbitos no local do acidente mostraram-se inalterados (1%).

Conclusões/Considerações finais

Conclusão: Mediante os valores analisados tornou-se evidente impacto social no número absoluto de traumas automobilísticos por meio de uma redução de 14,7% no total de tais ocorrências. Outra correlação demonstrada foi a diferença em relação ao envolvimento do sexo masculino, cuja participação diminuiu em 24,2% no ano de 2018 em contraponto ao aumento de 9% no sexo feminino. Ainda é visível a necessidade de reforço da fiscalização direta, efetiva e contínua, a considerar que a mortalidade e a incidência do trauma são evitáveis.

Palavras-chave

SAMU. Trauma. Acidente de trânsito. Lei Seca. Colisão automobilística. Caxias do Sul.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade de Caxias do Sul - UCS - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Thyago A. Coser, Carolina Cunha Lima, Lucas Friedrich Fontoura, William Silva da Silva, Vinicius Zamprogna Bonafé