15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Necrólise epidérmica tóxica desencadeada por Ibuprofeno: Relato de caso

Introdução/Fundamentos

A necrólise epidérmica tóxica(NET) é uma doença rara e de alta mortalidade ainda sem terapêutica ideal estabelecida, embora o tratamento com ciclosporina e câmara hiperbárica tenha promovido bom desfecho clínico.

Objetivos

Apresentar um caso de NET ocasionado por ibuprofeno, medicamento amplamente utilizado no meio médico.

Caso

Paciente do sexo feminino, 19 anos, em uso esporádico de Ibuprofeno, acetato de ciproterona e etinilestradiol há 5 anos e fitoterápicos há 90 dias. Antecedente pessoal de alergia ao ácido acetilsalicílico(AAS). Apresentou sintomas prodrômicos de síndrome gripal, seguido de edema palpebral esquerdo e labial, de início súbito, e evoluiu com máculas e pápulas eritematosas em face, tronco, membros superiores, mucosa oral e vaginal, além de fissuras labiais. As lesões de pele apresentaram rápida progressão em sentido crânio-caudal, confluindo em placas eritematosas e ulceradas com fundo necrótico,associado dor, febre, sialorréia, odinofagia e disfagia, dando entrada no serviço com acometimento de 6% da superfície corporal e descolamento da epiderme. Teve diagnostico clínico de necrólise epidérmica toxica (NET), com estratificação de SCORTEN 1 e biópsia de pele confirmatória. Evoluiu com acometimento de mais de 70% da superfície corporal e 100% do leito ungueal de todas as unhas. Foram suspensas todas as medicações em uso e tratada em Unidade de Terapia Intensiva com ciclosporina 4mg/kg/dia por 21 dias e realizada oxigenoterapia hiperbárica, com resolução total do caso.

Conclusões/Considerações finais

A importância do relato se dá na difusão do conhecimento sobre esta síndrome que pode ser causada por medicamentos amplamente utilizados, como o ibuprofeno. A orientação médica sobre o uso correto de medicamentos como: antiinflamatorios não esteróides(AINE), ibuprofeno, dipirona ,AAS, e a pesquisa de antecedentes pessoais de alergia se faz necessário, pois esses medicamentos utilizam a mesma via de metabolização sendo capazes de ocasionar reação cruzada, e por conseguinte a NET. A não orientação correta sobre alergias medicamentosas coloca em risco a vida de milhares de pessoas.

Palavras-chave

Necrólise epidérmica tóxica; Ibuproferno; Ciclosporina; Câmara hiperbárica; Oxigenoterapia hiperbárica;

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Brasil - São Paulo - Brasil

Autores

Isabella Justi Souza, Jaqueline Sanches Vick Francisco, Eduarda Giantomassi, Heitor Rubio Verginio, Márcio César Reino Gaggini