15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica acessível para idosos de baixa renda, o uso de palestras e mesa de conversa para promoção e prevenção: experiência de acadêmicos de medicina do Espírito Santo

Fundamentação/Introdução

A medicina social é importante instrumento que opera em toda população, atuando sobre as sensibilidades das pessoas, alterando valores assépticos, buscando produzir uma identidade sanitária. A medicina operava sobre a produção de novas maneiras de agir e pensar (Foucault 1979).Considerando tais conceitos vê-se que a participação de estudantes de medicina em eventos médico-sociais é de extrema importância, uma vez que ao explanar o conhecimento teórico aprendido em sala de aula, através da pratica, há benefícios mútuos para a sociedade e para o aluno, permitindo a relação médico-paciente, a observação do cenário de convivência do aluno e conhecimento da incidência das doenças crônicas mais incidentes na Atenção Primária, a Hipertensão Arterial Sistêmica e o Diabetes mellitus, sobretudo em idosos.

Objetivos

Descrever atividade curricular na comunidade, através do módulo: Interagindo com a Comunidade; sob o olhar do acadêmico de medicina e sua experiência na atenção primária.

Delineamento e Métodos

Relato de experiência pautado em um estudo descritivo, retrospectivo, de caráter observacional.

Resultados

A atividade foi realizada no em Colatina, ES. As apresentações sobre os temas Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica foram feitas por meio de palestras com linguagem acessível e com uso de muitas imagens, reforçando também, a importância da comunicação não-verbal com o paciente, contendo explicações de o que são tais patologias, atividades básicas de vida que melhoram o prognostico, tratamento e sobre o tratamento de forma incorreta e suas consequências. Ao termino da palestra os participantes eram convidados para aferir pressão arterial e mensuração de glicemia capilar e conduzidos a uma mesa de café com alimentos saudáveis para uma dieta restritiva dos mesmos, onde os alunos continuavam à disposição para dúvidas e questionamentos. A apresentação dos temas foi planejada de modo que a abordagem fosse clara e de fácil entendimento para os idosos. Foram desenvolvidas ações de Educação em Saúde, sendo estas repassadas de forma criativa e objetiva, para que crescesse o entendimento que não só os fármacos são capazes de trazer melhora.

Conclusões/Considerações finais

A atividade abriu novos horizontes quanto à visualização da sociedade, através dos olhares dos acadêmicos, não só de forma passiva de um cuidado curativo, mas também preventivo e de promoção do bem-estar, levando em consideração a realidade social dos idosos envolvidas, sua cultura e suas necessidades básicas.

Palavras-chave

Hipertensão Arterial Sistêmica; Diabetes Mellitus; promoção da saúde; prevenção da saúde.

Área

Clínica Médica

Instituições

Centro Universitário do Espírito Santo - UNESC - Espírito Santo - Brasil

Autores

Luiza Degasperi Diniz, Lucas Cardoso Gobbi, Lúcia Emília de Resende Lara, Ludmila Amaral Souza da Silva, Maria Eduarda Sperandio Bonfante