15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Neuroartropatia de Charcot secundária à siringomielia com acometimento isolado de ombro: relato de caso

Introdução/Fundamentos

A Neuroartropatia de Charcot (NAC) é uma doença degenerativa crônica causada pela perda da sensibilidade articular. O envolvimento de pés/tornozelos é mais comum em diabéticos, enquanto o joelho é mais comum na sífilis e o ombro/cotovelo em pacientes com siringomielia sendo frequentemente associada a malformação de Arnold-Chiari tipo I.
O envolvimento do ombro na NAC ocorre apenas em 5% dos casos, sendo que 25% dos pacientes com siringomielia têm manifestações articulares. Por isso, a NAC no ombro é geralmente mal diagnosticada, sendo confundida com infecções, rotura tendinosa do manguito rotador, fraturas ou condições patológicas de melhor prognóstico.

Objetivos

O objetivo desse relato é chamar a atenção da comunidade médica para investigação da Neuroartropatia de Charcot uma vez que a dificuldade de reconhecer a doença e realizar o diagnóstico diferencial eleva o número de casos sem definição etiológica.

Caso

Paciente do sexo masculino, 56 anos, pescador há mais de 40 anos, com queixa de dor incapacitante no ombro esquerdo há 6 meses. Nega trauma recente, dor e inchaço em outras articulações. No exame físico, apresentou aumento de volume ao nível de deltóide (posterior e lateral) com diminuição da amplitude de movimento.
O raio-x do ombro esquerdo revelou alterações morfoestruturais por sequela traumática na cabeça umeral. A ressonância magnética (RM) revelou artrose acromioclavicular, osteófitos na cabeça umeral e na glenóide, rotura completa dos tendões do supraespinal, do infraespinal e da maior parte da extensão do subescapular, atrofia dos músculos do manguito rotador e volumoso derrame articular glenoumeral. Foi solicitado uma RM de coluna cervical que evidenciou áreas focais de siringomielia nos segmentos cervicais da medula espinhal e espondilodiscoartrose cervical difusa avançada.
O paciente foi submetido ao tratamento conservador com o uso de anti-inflamatórios não-esteroidais e repouso do membro, apresentando diminuição do derrame articular, manutenção da limitação articular e melhora parcial da qualidade de vida.

Conclusões/Considerações finais

A NAC no ombro é incomum e a sua associação com siringomielia a torna ainda mais rara, principalmente quando não está acompanhada da Síndrome de Arnold-Chiari tipo I. A dificuldade de reconhecer a doença e realizar o diagnóstico diferencial eleva o número de casos sem definição etiológica. Por isso, a comunidade médica deve estar atenta a esses sinais clínicos e radiológicos a fim de evitar falhas diagnósticas e terapêuticas.

Palavras-chave

Neuroartropatia de Charcot; Siringomielia; Ombro;

Área

Clínica Médica

Autores

Gabriel Rigatti , Claudemir Campos Junior Batista , Eduardo Menezes Testa, Gabriel Oberdan Massaru Carvalho Yamao