15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AÇÃO ANTIFÚNGICA DO EXTRATO DE CAMPOMANESIA XANTHOCARPA EM BIOFILME PRODUZIDO POR CANDIDA SPP. PROVENIENTES DE ISOLADOS CLÍNICOS

Fundamentação/Introdução

Introdução: As infecções por Candida ssp. vêm se mostrando cada vez mais presentes no ambiente hospitalar, causando altas taxas de doenças invasivas e comorbidades. Um dos principais mecanismos de patogenicidade desse agente é a formação de biofilmes, que promove a resistência à maioria dos antimicrobianos. A Campomanesia xanthocarpa é conhecida popularmente como gabiroba e vem sendo usada em diversos setores, inclusive como antimicrobiano. Devido ao limitado número de agentes antifúngicos disponíveis no mercado e a resistência crescente, o interesse por novos agentes tem aumentado.

Objetivos

Objetivos: Avaliar a ação antifúngica do extrato de C. xanthocarpa em biofilmes formados por Candida spp.

Delineamento e Métodos

Métodos: O extrato aquoso foi preparado a partir das folhas secas de gabiroba. Foram escolhidas amostras de C. parapsilosis, C. tropicalis e C. albicans. Realizado, então, o preparo do inóculo, com ajuste celular para 107 células/ml, e inoculação em placa de microdiluição para pré-formação de biofilme. Após, foi introduzido o extrato de C. xanthocarpa. A placa foi incubada por 48h e posteriormente foi feito o plaqueamento em placa de ágar Sabouraud.

Resultados

Resultados: A partir da leitura das placas, concluiu-se que o extrato de C. xanthocarpa não apresenta ação antifúngica isoladamente em biofilmes Candida spp., uma vez que houve crescimento da espécie estudada em todas as amostras plaqueadas.

Conclusões/Considerações finais

Discussão: As infecções por Candida spp., são as infecções fúngicas oportunistas mais prevalentes em seres humanos. O impacto médico dessas infecções implica na crescente elevação das taxas de morbimortalidade, principalmente pela capacidade de formar biofilme, que garante uma maior resistência a antimicrobianos, se formando especialmente em dispositivos médicos implantados. Como os antifúngicos disponíveis atualmente possuem mínima atividade contra biofilmes, novas drogas para tratar essas infecções são urgentemente necessárias. Alguns estudos evidenciaram a ação antifúngica da C. xanthocarpa em fungos do gênero Candida, inclusive impedindo a formação de biofilmes. Entretanto, o mesmo potencial antifúngico não foi observado quando o extrato foi adicionado em um meio que já possuía o biofilme. Portanto, o presente estudo demonstra que a utilização isolada da C. xanthocarpa em meios com biofilmes é ineficaz, sendo necessário a busca de novas abordagens para a utilização do potencial antifúngico que a planta apresenta.

Palavras-chave

Palavras-chave: Campomanesia xanthocarpa; biofilme; ação antifúngica.

Área

Clínica Médica

Instituições

PUCPR - São Paulo - Brasil

Autores

Aline Tancler Stipp Abe , Jaqueline Mendes da Luz Magalhães, Hudson Henrique Gomes