15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Relato de caso: Calibroso Anel de Vieussen em paciente submetido a Intervenção aberta antiga

Introdução/Fundamentos

O envelhecimento da população e aumento do sucesso de intervenções cirúrgicas. Intervenções no miocárdio são realizadas há muitas décadas e raramente nos deparamos com alterações em exames que podem confundir o diagnóstico, tornado o conhecimento sobre intervenções anteriores muito importante para evitar erros.
Anel de Vieussen é uma estrutura vascular que ocorre quando os ramos da coronária direita por meio de anastomoses formam uma rede de circulaçao colateral com ramos da coronária esquerda e geralmente possuem pequeno calibre.

Objetivos

Para exemplificar a importância de pesquisar em detalhes o histórico cirúrgico dos pacientes trago um caso onde uma cirurgia de revascularização miocárdica realizada 34 anos antes do evento atual alterou significativamente a estrutura atual do órgão.

Caso

Paciente de 73 anos foi encaminhado para o serviço por dor precordial sugestiva de IAM, na ocasião foi realizado a cateterismo das artérias coronárias do paciente. O paciente possua sequelas graves nos membros inferiores decorrente de diabetes
No exame foi constatada a ausência da artéria descendente anterior no tronco coronário esquerdo e uma obstrução parcial da circunflexa. O tronco direito dava origem a coronária direita e a um vaso calibroso que bifurcava na topografia do ramo do cone e terminava em um vaso na topografia da artéria descendente anterior. Em um primeiro momento aparentava ser uma variação anatômica concomitante a artéria descendente anterior curta e bifurcada, mas como o paciente possuía sinais de uma cirurgia cardíaca aberta (pontos metálicos no externo), antes de emitir o laudo o hemodinamicista questionou a família sobre procedimentos anteriores.
Após questionamento da família foi obtido a documentação de um procedimento ocorrido em14/02/1985 que detalhava o atendimento do paciente e os exames realizados. O exame realizado na ocasião acusava oclusão total da coronária direita e da artéria descendente anterior e relevante para o atendimento atual, circulação do ramo do cone para a topografia de descendente anterior. Sabendo desse histórico apenas a artéria circunflexa necessitava de tratamento que foi realizado com angioplastia.

Conclusões/Considerações finais

Concluiu-se que no exame atual o vaso calibroso conectando a coronária direita a descendente anterior se tratava de um anel de Vieussen. Normalmente essa estrutura é um grupo de pequenos vasos, mas com anos de progressão essa estrutura cresceu ao ponde de assemelhar-se a um vaso normal e não um oriundo de circulação colateral.

Palavras-chave

Anel de Vieussen, Hemodinamica, Cardiologia

Área

Clínica Médica

Autores

João Eduardo Hennings Hunzicker