15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Importância do diagnóstico precoce de carcinoma epidermoide nasal

Introdução/Fundamentos

INTRODUÇÃO Carcinomas de cavidade nasal e seios paranasais são neoplasias insólitas, representando 3% a 5% de todos os cânceres de cabeça e pescoço. Essa neoplasia tem como importante fator de risco o tabagismo e tem seu diagnóstico normalmente tardio.

Objetivos

OBJETIVOS O objetivo do trabalho é relatar um caso no qual houve rápida evolução de lesão neoplásica em fossa nasal, local raramente acometido por esse tipo de lesão.

Caso

RELATO DE CASO Paciente masculino, 57 anos, motorista de caminhão, ex-tabagista 56 anos/maço, com histórico familiar importante de câncer, em internação no Hospital Universitário devido a carcinoma epidermoide de cavidade nasal. Refere que, em 2015, surgiu uma pequena lesão com aspecto inflamatório no interior da fossa nasal esquerda, sendo realizada a primeira consulta somente no ano seguinte. Assim, em 2016, foi feita uma ressonância magnética dos seios da face, que apresentou edema de septo nasal e lesões expansivas na cavidade nasal, medindo cerca de 3,6 x 3,3 x 2 cm, e anatomopatológico, apresentando fragmentos de tecido cinzentos e elásticos, sendo diagnosticado carcinoma epidermoide. O paciente realizou 3 ciclos de quimioterapia, havendo aumento significativo da lesão durante o tratamento. Aos exames físicos subsequentes, o nariz encontrava-se edemaciado, hiperêmico, com lesão exofítica obstruindo totalmente o orifício à esquerda e parcialmente à direita. Em tomografia computadorizada de face e pescoço, após a quimioterapia, encontrava-se uma lesão expansiva ulcerada com densidade de partes moles, comprometendo a asa do nariz, bilateralmente, estendendo-se para a porção anterior da cavidade e septo nasal, com 5,0 x 3,7 cm. Após o término do tratamento quimioterápico, foi indicada cirurgia para remoção da lesão, realizada em abril de 2017. No pós-operatório, paciente evoluiu com boa cicatrização e foi encaminhado ao Serviço de Cirurgia Plástica.

Conclusões/Considerações finais

CONCLUSÕES O caso apresentado traz como discussão a rápida progressão da lesão neoplásica e suas significativas dimensões. Em suas fases iniciais, cânceres de cavidade nasal e seios paranasais geralmente são pequenos, assintomáticos e costumam ser confundidos com condições benignas. Dessa forma, torna-se clara a importância dessa discussão, para que ocorra a detecção de fatores de risco assim como da doença em seu estágio inicial, propiciando um melhor resultado terapêutico e prognóstico da doença.

Palavras-chave

Carcinoma epidermoide
Diagnóstico precoce

Área

Clínica Médica

Autores

Giordana Carrer Bortolini, Aline Carrer Bortolini, Lara Vitória Haubert, Vitória Andrade Silva Raupp Dos Santos, Antônio Carlos Campos D'Almeida