15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

REINTRODUÇÃO DO SARAMPO E IMPORTÂNCIA DIAGNÓSTICA NO CONTEXTO ATUAL

Fundamentação/Introdução

O sarampo é uma doença viral exantemática aguda e altamente contagiosa, causada pelo vírus da família Paramixoviridae, gênero Morbillivirus. O diagnóstico é sorológico e por PCR na fase aguda da doença. Pode ocorrer em qualquer faixa etária ocasionando complicações até evolução do quadro de óbito. No Estado de São Paulo, entre o período de 2001 a 2010 foram notificados apenas 4 casos. Porém, em 2011 esse índice voltou a aumentar, atingindo grandes números em 2019, com total de 51 casos registrados até 7 de junho de 2019.

Objetivos

Busca enfatizar a importância do diagnóstico precoce do sarampo e seu diagnóstico diferencial frente às arboviroses, haja vista o cenário atual da reintrodução e transmissão no período pós-eliminação no continente das Américas.

Delineamento e Métodos

Estudo quantitativo de base populacional, em que as fontes foram coletadas através dos registros dos dados de prontuários do CADIP (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitarias).

Resultados

O primeiro caso foi confirmado no dia 25 de Maio de 2019, e logo após, foram notificados 30 novos casos suspeitos até a 27ª semana epidemiológica, sendo desses, 9 casos confirmados, 2 casos negativados e 19 casos aguardando resultados. Neste estudo, os diagnósticos foram realizados das amostras sanguíneas coletadas dos suspeitos sintomáticos para testes de PCR em 8 pacientes. Dos casos confirmados, 3 deles apresentaram ao exame de sorologia IgM positivo para sarampo. Além disso, dos pacientes diagnosticados foram evidenciados as seguintes características, a saber: 7 indivíduos possuíam a vacina de tríplice viral, sendo que apenas 2 não apresentavam a mesma comprovação, isso porque um dos pacientes possui mais de 40 anos de idade e o outro enfermo era uma criança de 10 meses de idade, a qual não se enquadra no calendário de vacinação. Outro dado crucial foi que nenhum paciente apresentou complicação, além disso nenhum dos casos relatou ter feito viagem a outros localidades.

Conclusões/Considerações finais

Neste estudo destaca-se o período ocorrência dos casos Sarampo, coincidindo com os casos de dengue e de influenza em toda região. Considerando que o Sarampo é responsável por grande parte da morbimortalidade em crianças menores de cinco anos nos países subdesenvolvidos, é de extrema importância a precocidade do diagnóstico, evitando uma maior disseminação em um cenário que já se apresenta critico em termos de saúde publica.

Palavras-chave

Sarampo; Reintrodução; Diagnóstico; Fernandópolis.

Área

Clínica Médica

Autores

Carolina Rosa dos Santos, Marcio Cesar Reino Gaggini, Jéssica Figueiredo Fernandes, Laís Silva de Toledo, Gabriela Stofel Matoso