15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

CARCINOMA DE MAMA MASCULINO: UM RELATO DE SÉRIE DE CASOS.

Introdução/Fundamentos

O câncer de mama é um distúrbio incomum da população masculina, representando 1,1% dos paciente acometidos. Geralmente envolve uma faixa etária dos 60 aos 70 anos e tendem a ser diagnosticados em estágios mais avançados na maioria das vezes, resultando em mal prognóstico.

Objetivos

O objetivo desse trabalho foi realizar um estudo de série de casos comparativo, por analise de 4 prontuários do Ambulatório de Oncologia do Hospital Regional de Presidente Prudente - SP, de pacientes diagnosticados com tumor maligno de mama.

Caso

O presente trabalho realizou uma pesquisa documental, quantitativa, do tipo descritiva.
CASO 1: Paciente 77 anos, foi encaminhado em Maio de 2017, ao serviço de Onco Mastologia do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), referindo o aparecimento de nódulo em mama esquerda há 4 meses (outubro de 2016), tendo o mesmo surgido após ter batido a porta do carro na mama.
CASO 2: Paciente de 85 anos, sendo encaminhado devido lesão vegetante complexa na região retro-areolar esquerda de 3 cm, sem saída de secreção e expressão mamilar. Não apresenta antecedentes familiares relacionados a neoplasia de mama, é ex-tabagista, ex-etilista e portador de HAS fazendo uso de lozartana.
CASO 3: Paciente 51 anos, foi encaminhado, em novembro de 2016, ao serviço de Onco Mastologia do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR), através do ambulatório de especialidades (AME) com suspeita de câncer de mama, para primeira consulta sem ter, no entanto, realizado nenhum exame complementar para diagnóstico.
CASO 4: Paciente 73 anos, casado, foi encaminhado ao serviço de Onco Mastologia do Hospital Regional de Presidente Prudente (HR) com história de nódulos em mama direita de crescimento lento.

Conclusões/Considerações finais

Resultados
Neste relato, entre os pacientes analisados, apenas dois pacientes estavam dentro a média de idade, em torno de 70 anos, e em relação aos outros dois casos um deles tinha 85 anos e um deles 51 anos. Quanto à localização do tumor, 3 pacientes apresentavam nódulo em mama direita e apenas 1 em mama esquerda, sendo, a maioria, em posição retro-areolar.
Conclusões
O câncer de mama masculino é uma doença de baixa incidência quando comparado aos casos em mulheres, tornando-se muitas vezes sub-diagnosticada.

Palavras-chave

Câncer de mama; Masculino; Ductal

Área

Clínica Médica

Autores

Bruna Lidiane Silva, Bruna Ribeiro Lazari, Juliana Alika Terashima, Laura Luiza Sabatin Oliveira, Rafael da Silva Sá, André Genaro