15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Necrose periférica simétrica: Um levantamento de dados

Fundamentação/Introdução

A também conhecida GPS, gangrena periférica simétrica, é uma patologia infrequente, que pode ter diversas causas, sendo normalmente vista como uma consequência secundária a uma patologia de base. A GPS pode aparecer em casos de CIVD (coagulação intravascular disseminada), choque séptico e cardiogênico, crioglobulinemias, púrpuras fulminantes, queimaduras, púrpura trombocitopenica trombótica e usos de drogas com efeitos vasoativos, sendo comum em casos de longas reanimações com uso de noradrenalina.

Objetivos

Por ser incomum, muitas das vezes a GPS é negligenciada, tendo uma mortalidade de 40%, sendo uma emergência médica, onde todos devem ficar atentos. Objetivando assim o presente estudo, no qual devemos trazer à tona as discussões da GPS que está presente desde os locais de emergência até nos ambientes de terapia intensiva e ambulatórios de qualquer especialidade médica. Visto sua diversidade de patologias de base, categoricamente, tenta-se buscar uma compilação de dados na tentativa de gerar novos conhecimentos, protocolos mais assertivos e conscientização a todos, sobretudo a comunidade de saúde.

Delineamento e Métodos

Para tal desenvolvimento, no que tange a metodologia, foi feita uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo e quantitativo, em bases de dados, revistas, livros e teóricos referentes no assunto. Além disso, foi abordada uma pesquisa observacional, transversal e descritiva, no DATASUS (SIH/SUS), produção hospitalar do SUS.

Resultados

A evolução da GPS, marcada por febre, calafrios, dor, dormência de extremidades, redução da amplitude de movimento, e depois de 24 a 48 horas que a gangrena aparece, parecendo com lesões causadas por frio intenso. Ela se apresenta simétrica, devido ao fato de que suas patologias de base assumem um caráter sistêmico, atingindo progressivamente as extremidades, evoluindo simetricamente a partir que a falta de irrigação atinja os tecidos superiores, na medida em que vasos mais calibrosos são atingidos.

Conclusões/Considerações finais

A causa da GPS pode estar envolvida processos infecciosos na maioria das vezes, sendo a conduta atual de tratamento o controle da infecção, e anticoagular quando não contra-indiciado, chegando a quadros extremos onde as linhas preferências de tratamento não são ilegíveis, tornando-se difícil o tratamento. Contudo uma saída é o diagnostico precoce com uma técnica semiológica bem feita, na tentativa de identificar a GPS precocemente, bem como, ficar atento ao surgimento da mesma em casos onde as patologias de base podem deflagrar tal acontecimento.

Palavras-chave

Gangrena simétrica, DATASUS, Necrose, sepse.

Área

Clínica Médica

Autores

LAURA LUTTERBACH DALBUONE PINHEIRO, Paulo Jonas Boechat da Silveira Júnior, Victória Aragão Carestiato, Nikyallan Soares Rodrigues, Carlos Vitor Mello Moreira, Larissa de Oliveira Jacomino