15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Percepção de Estudantes e Residentes de Medicina sobre seu Treinamento em Comunicação de Más Notícias: Revisão da Literatura

Fundamentação/Introdução

Uma má notícia, independentemente de seu conteúdo, é definida pelo impacto negativo nas perspectivas futuras do paciente e/ou seus familiares, sendo essas influenciadas por diversos valores subjetivos. A comunicação dessas notícias é uma tarefa estressante para médicos, pacientes e seus familiares e interfere nos desfechos clínicos. Durante a formação, protocolos clínicos e estratégias educacionais auxiliam estudantes e residentes a tornar esse processo de comunicação mais responsável e transparente.

Objetivos

Revisar a literatura acerca da opinião de estudantes de medicina e médicos residentes sobre seu processo de treinamento para comunicação de más notícias.

Delineamento e Métodos

Foi realizada uma revisão da literatura, na qual foram encontrados 457 artigos através de pesquisas nas bases de dados PUBMED, LILACS, CINAHL, SCOPUS, ERIC, Web of Science (Coleção Principal) e Web of Science (SciELO Citation Index) até Outubro de 2018. Foram excluídos de 244 artigos duplicados, 176 artigos foram excluídos pela leitura de título e resumos e, após, 14 artigos pela leitura integral. Restaram 23 artigos para análise.

Resultados

Em 13 artigos (56,5%) houve uma satisfação de 77,3 a 100%. Em 11 artigos (47,8%), houve aumento de 4,5 a 63% da confiança. Poucos estudos avaliaram a longo prazo os efeitos das intervenções (13%) e/ou fizeram uso de grupo controle (8,7%). Os estudos controlados demonstram satisfação de 91,4-93,1% dos participantes, aumento na confiança de 11,4% e no entendimento do tema em 11,2%. Não houve relação direta dos resultados com tipo ou duração da intervenção e com tipo ou tamanho da amostra.

Conclusões/Considerações finais

A opinião dos participantes é, de modo geral, positiva principalmente em relação a satisfação e confiança. Porém, a qualidade das evidências na literatura é baixa.

Palavras-chave

Educação Médica; Comunicação; Relações Médico-Paciente.

Área

Clínica Médica

Instituições

Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil

Autores

Leonardo Pereira Vieira Cunha, Suely Grosseman