Dados do Trabalho
Título
Percepção de Estudantes e Residentes de Medicina sobre seu Treinamento em Comunicação de Más Notícias: Revisão da Literatura
Fundamentação/Introdução
Uma má notícia, independentemente de seu conteúdo, é definida pelo impacto negativo nas perspectivas futuras do paciente e/ou seus familiares, sendo essas influenciadas por diversos valores subjetivos. A comunicação dessas notícias é uma tarefa estressante para médicos, pacientes e seus familiares e interfere nos desfechos clínicos. Durante a formação, protocolos clínicos e estratégias educacionais auxiliam estudantes e residentes a tornar esse processo de comunicação mais responsável e transparente.
Objetivos
Revisar a literatura acerca da opinião de estudantes de medicina e médicos residentes sobre seu processo de treinamento para comunicação de más notícias.
Delineamento e Métodos
Foi realizada uma revisão da literatura, na qual foram encontrados 457 artigos através de pesquisas nas bases de dados PUBMED, LILACS, CINAHL, SCOPUS, ERIC, Web of Science (Coleção Principal) e Web of Science (SciELO Citation Index) até Outubro de 2018. Foram excluídos de 244 artigos duplicados, 176 artigos foram excluídos pela leitura de título e resumos e, após, 14 artigos pela leitura integral. Restaram 23 artigos para análise.
Resultados
Em 13 artigos (56,5%) houve uma satisfação de 77,3 a 100%. Em 11 artigos (47,8%), houve aumento de 4,5 a 63% da confiança. Poucos estudos avaliaram a longo prazo os efeitos das intervenções (13%) e/ou fizeram uso de grupo controle (8,7%). Os estudos controlados demonstram satisfação de 91,4-93,1% dos participantes, aumento na confiança de 11,4% e no entendimento do tema em 11,2%. Não houve relação direta dos resultados com tipo ou duração da intervenção e com tipo ou tamanho da amostra.
Conclusões/Considerações finais
A opinião dos participantes é, de modo geral, positiva principalmente em relação a satisfação e confiança. Porém, a qualidade das evidências na literatura é baixa.
Palavras-chave
Educação Médica; Comunicação; Relações Médico-Paciente.
Área
Clínica Médica
Instituições
Universidade Federal de Santa Catarina - Santa Catarina - Brasil
Autores
Leonardo Pereira Vieira Cunha, Suely Grosseman