15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

DIAGNÓSTICO DE SARCOIDOSE APÓS UVEÍTE ANTERIOR: RELATO DE CASO

Introdução/Fundamentos

A sarcoidose é uma doença granulomatosa multissistêmica de etiologia desconhecida. Adenopatia mediastinal ocorre em até 90%. Manifestações extrapulmonares são comuns na sarcoidose. O envolvimento ocular ocorre em 25% dos casos sendo que em 5% pode ser a manifestação inicial.

Objetivos

Apresentar um caso de paciente com diagnóstico de sarcoidose realizado depois do acometimento ocular.

Caso

M.R.N, sexo masculino, 37 anos, apresentou história de vermelhidão e dor ocular direita 20 dias antes de procurar o oftalmologista. Realizado o diagnóstico de uveíte anterior unilateral direita leve na época. Os exames complementares de avaliação da etiologia da uveíte mostraram: raio X de tórax linfadenomegalia perihilar bilateral, hemoglobina 14,7 g/dL, hematócrito 42,4%, glóbulos brancos 9150/microlitro, plaquetas 326.000/microlitro, HbA1C 4,9%, glicemia 96 mg/dL, cálcio urinário 637 mg/24h (<300mg/24h), enzima conversora de angiotensina (ECA) 71,4 U/L (20-70U/L), lisozima sérica 31,2 mg/l, ELISA HIV negativo e sorologia para lues negativa. Após análise destes exames, indicou-se biópsia de linfonodos mediastinais, que revelou inflamação granulomatosa não-caseosa e pesquisa de bacilos álcool-ácido-resistentes negativa. Realizado o diagnóstico de sarcoidose, iniciou-se o tratamento com prednisona 60 mg/dia durante 30 dias e redução gradual na dose até o final do tratamento, completo após 9 meses do início. Associou-se corticoide tópico ocular durante 3 meses. O paciente evoluiu de forma favorável, com melhora visual completa e ausência de outras manifestações sistêmicas.

Conclusões/Considerações finais

A investigação de doenças sistêmicas em casos de uveíte anterior é fundamental. Hipercalciúria e aumento da ECA podem estar presentes como ocorreu neste caso. A associação de uveíte e adenopatia hilar é sugestiva de sarcoidose que foi confirmada pela biópsia do linfonodo. O tratamento resultou em melhora do quadro ocular e da adenopatia. Até o final do tratamento, não se observaram outras manifestações sistêmicas da doença.

Palavras-chave

Sarcoidose, uveíte anterior

Área

Clínica Médica

Instituições

UNIVILLE - Santa Catarina - Brasil

Autores

Samantha Carla Rodrigues Vieira, Daniela Seifert Santos, Mário Junqueira Nóbrega, Pedro Weingrill