15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

AVALIAÇÃO DO PERFIL DAS VÍTIMAS COM TRAUMA ABDOMINAL EM UM CENTRO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA NO ESTADO DE SERGIPE

Fundamentação/Introdução

No mundo o trauma é considerado a terceira causa de óbito, sendo sua maior prevalência em indivíduos menores de 40 anos, podendo ocorrer por lesões contusas e ou penetrantes, sendo o abdominal o mais prevalente.

Objetivos

Avaliar idade, sexo e etiologia do trauma abdominal em vítimas atendidas no Hospital de Urgência e Emergência de Sergipe (HUSE).

Delineamento e Métodos

Estudo observacional prospectivo, das vítimas de trauma abdominal maiores de 18 anos, atendidas no setor crítico do Hospital de Urgência de Sergipe, no período Junho a setembro de 2018. As vítimas que deram entrada apresentando Trauma abdominal, foram acompanhadas desde a sua admissão até o seu desfecho. Pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número do parecer 2.837.862.

Resultados

Nesses quatro meses foram admitidos 10 pacientes, 9 do sexo masculino, onde 7 sofreram acidente automobilístico, 1 vítima de queda e outro de ferimento por arma de fogo. Houve 1 vítima do sexo feminino por queda de motocicleta. A média de idade foi de 37 anos, com 1 vítima de 22 anos, e 9 entre 31 a 59 anos. Verificou-se 9 traumas contusos e 1 penetrante. Houve 1 óbito, do sexo masculino vítima de atropelamento, sem tempo hábil para tratamento cirúrgico. 5 em menos de 24 horas foram submetidos a laparotomia exploradora, 4 por acidente automobilístico e 1 por ferimento de arma de fogo.

Conclusões/Considerações finais

No HUSE, o trauma abdominal ocorreu com maior frequência em adulto jovens do sexo masculino, sendo o contuso proveniente de acidente no trânsito o mais prevalente. É importante, portanto incentivar medidas de segurança nas vias públicas a exemplo de redutores de velocidade, faixas de pedestres e sinalização adequada, assim como educação no trânsito.

Palavras-chave

Trauma; Abdominal; Penetrante

Área

Clínica Médica

Autores

Elder Cardoso Ferreira, Sônia Oliveira Lima, Edna Santos Dias, Carla Viviane Freitas de Jesus, Yasmim Anayr Costa Ferrari, Taiane Menezes Mendonça