15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Pseudociese ou gestação psicológica: a importância da abordagem diagnóstica e terapêutica

Introdução/Fundamentos

A pseudociese é um distúrbio raro que geralmente acomete famílias com baixo grau de ensino, principalmente nas áreas rurais. É uma doença na qual a mulher acredita que está grávida, fazendo com que apareçam sintomas de uma gestação tais como amenorréia, distensão abdominal através de alças intestinais, sensação subjetiva de movimentação fetal, ingurgitamento mamário. Essa patologia está relacionada com quadros psiquiátricos de depressão ou ansiedade ou algum grau de estresse emocional associado com o desejo e o medo de gestar.

Objetivos

Relatar a abordagem clínica de uma paciente com pseudociese.

Caso

G.S.R, feminina, 19 anos, residente de Porto Alegre, vem a emergência do Centro Obstétrico do Hospital Presidente Vargas devido à pós-datismo. Paciente primigesta vem a consulta com idade gestacional de 41 semanas e 4 dias calculado por uma ecografia obstétrica do dia 06/09/18 com 15 semanas e 5 dias, após ter realizado pré natal com 4 consultas. Refere não ter queixas no momento, negou sangramento, negou perdas líquidas e referiu boa movimentação fetal. Referiu que no posto de saúde próximo a sua residência o sonar não estava funcionando e que foi orientada para ir à emergência. Ao exame físico paciente apresentava dilatação abdominal, ausência de batimento cardíaco com o uso do sonar, no toque vaginal o colo com consistência normal, útero em anteversoflexão e, por isso, foi solicitada uma ecografia com caráter de urgência. Na ecografia não se identificou sinais de gestação com idade gestacional maior que 5 semanas. Após isso, o diagnóstico de gestação foi descartado e a paciente, antes de receber o resultado do exame, solicitou para que seus familiares saíssem do recinto. Ao receber a informação de que não havia gestação, a paciente não demonstrou nenhum gesto de insatisfação e de tristeza. Devido a reação da paciente, foi solicitada a avaliação do serviço de psiquiatria que procedeu com a internação da paciente.

Conclusões/Considerações finais

Devido à raridade dos casos de pseudociese e a baixa quantidade de literatura médica sobre tal, o relato a cima se torna de suma importância. As pacientes com diagnóstico de pseudociese necessitam de um acompanhamento psiquiátrico, uma vez que o quadro está correlacionado com distúrbios psicológicos.

Palavras-chave

Gestação, pseudociese, diagnóstico

Área

Clínica Médica

Instituições

Ulbra - Rio Grande do Sul - Brasil

Autores

Bruno Seligmann Rodrigues, Lucas Mazzochi Sens, Helena Gunther Becker, Leonardo da Silva Santos, Isadora Marinho de Brito Torres