15° Congresso Brasileiro de Clínica Médica e 5° Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência

Dados do Trabalho


Título

Penfigoide Bolhoso: Relato de Caso

Introdução/Fundamentos

O penfigoide bolhoso é a dermatose bolhosa autoimune que mais comumente surgem em adultos mais velhos. Este distúrbio é caracterizado pelo depósito de autoanticorpos na zona da membrana basal epitelial. Apresenta-se classicamente com placas de urticária pruriginosas generalizadas e bolhas subepiteliais tensas. A terapia de primeira linha consiste em corticosteróides tópicos ou sistêmicos.

Objetivos

Relatar um caso de diagnóstico de penfigoide bolhoso

Caso

Doente do sexo feminino, 69 anos, com antecedentes de hipertensão arterial e insuficiência cardíaca. A doente foi observada em um serviço de urgência por erupção cutânea pruriginosa nos membros superiores com quinze dias de evolução, posteriormente com atingimento do tronco e membros inferiores, sem melhoria apesar da terapêutica prévia com loratadina. A medicação instituída foi prednisolona, dexclorfeniramina, ranitidina, clindamicina, ceftriaxona e sulfadiazina de prata tópica por 10 dias, realizada biópsia das lesões e tendo alta com indicação para avaliação por dermatologia. Na observação em consulta dermatológica apresentava bolhas tensas de conteúdo seroso difusas inclusive em mucosas genital, oral e oftálmica e placas urticariformes disseminadas. Colocada a hipótese de diagnóstico de penfigoide bolhoso, prescrição de prednisolona oral, suspensão de antibioticoterapia, cuidados com curativos, hidratação da pele com emolientes, bochecho com clorexidina, creme de barreira para região genital, colírio lubrificante, otimizada analgesia e orientado avaliação ginecológica e oftalmológica. Paciente foi reinternada em outro hospital devido situação social sendo instituídos cuidados orientados pela dermatologia, exame histológico confirmou o diagnóstico de penfigoide bolhoso. Após 15 dias de tratamento havia ocorrido melhor importante das lesões.

Conclusões/Considerações finais

O penfigoide bolhoso é uma doença autoimune de acometimento da pele, seu diagnóstico foi confirmado por característica das lesões e resultado histopatológico. Instituído o tratamento de forma precoce traz grande benefício devidoi sua morbidade.

Palavras-chave

Penfigoide bolhoso; Bolha subepiteliais; Prednisolona.

Área

Clínica Médica

Instituições

Hospital Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil

Autores

Marcel Douglas Almeida Botelho, Natalia Saldanha Gouvea Santos, Samuel Berg Santiago, Marcelo Zambelli Taveira, José Benedito Reis Carvalho